Título: EX-TUCANO NA MESA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 23/09/2006, O País, p. 14

Prefeito pefelista também declara voto no presidente

BRASÍLIA. A rebeldia do governador tucano Lúcio Alcântara (CE), que preferiu fazer campanha para o presidente Lula, fez escola no Ceará. Entre os prefeitos que foram apoiar o petista num ato em Brasília, um dos destaques foi o ex-tucano Agenor Gomes, prefeito de Iguatu, no Ceará, que deixou o PSDB em agosto deste ano. Agenor ganhou lugar de honra na mesa principal, próximo a Lula, e a placa o identificava ainda como filiado ao PSDB. Num discurso inflamado, ele afirmou que Lula terá 90% dos votos válidos de sua cidade, que tem cerca de cem mil habitantes. Foi muito aplaudido.

- Não podia ficar mais no PSDB depois que vi o presidente nacional do meu ex-partido (Tasso Jereissati) agredir Lula e o governo federal, que tanto ajudou e ajuda meu município. Lula nunca nos discriminou por ser de um partido da oposição. Me sentia constrangido. Me desfiliei do PSDB para poder dormir tranqüilo e sair em praça pública - disse Agenor.

Lula recebeu apoio também de outro prefeito da oposição. Nicandro Macedo, prefeito do Vera Cruz (BA) é do PFL. Ele pediu desculpas a Lula pelos "insultos e ataques" que líderes de seu partido fazem ao presidente:

- O senhor será reeleito no primeiro turno.

Quem roubou a cena no ato de ontem foi a prefeita Roseana Beltrão (sem partido), da pequena Deserto Feliz, no litoral de Alagoas, que tem cinco mil habitantes. Ela citou o caso do dossiê no seu discurso.

- Quero saber sim de onde veio esse dinheiro, mas quero saber também o que contém esse dossiê, nessas fotos e nas fitas. Não colocaram o vídeo da Cicarelli para todo mundo ver? Por que não o conteúdo do dossiê? - perguntou Roseana.

O filho do ex-ministro José Dirceu, Zeca Dirceu, prefeito petista de Cruzeiro d'Oeste (PR), disse que Lula terá uma votação expressiva na sua cidade, mas preferiu não arriscar o percentual. Sobre seu pai, ele disse que "está trabalhando e se defendendo".