Título: HELOÍSA HELENA: 'LULA CONTINUA CÍNICO'
Autor: Lydia Medeiros/Helena Celestino/Adriana Vasconcelo
Fonte: O Globo, 23/09/2006, O País, p. 16

Candidata do PSOL acusa presidente de comandar 'organização criminosa'

SALVADOR. A candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena, despediu-se ontem dos eleitores baianos numa caminhada com a militância pelas ruas centrais de Salvador, sem deixar de criticar o presidente Lula, a quem chamou de cínico. Segundo a senadora, mais uma vez o presidente usou uma manobra eleitoreira "muito esperta", dizendo à opinião pública que estava afastando os envolvidos na tentativa de comprar um dossiê contra os tucanos. Heloísa voltou a acusar o presidente de ser "o grande comandante desta organização criminosa".

A candidata ponderou que há petistas honestos, mas afirmou que hoje o presidente da República e a cúpula palaciana do PT comandam uma organização criminosa capaz de fazer qualquer coisa. Segundo a candidata, mais uma vez o presidente está sendo blindado para que as acusações não cheguem a ele, como ocorreu em São Paulo, onde Hamilton Lacerda, assessor do candidato do PT ao governo, Aloizio Mercadante, assumiu sozinho o envolvimento no episódio.

- Em São Paulo também foi a mesma coisa. Agora, a forma como o presidente tratou no "Bom dia, Brasil" (da TV Globo), dizendo: "Os meninos erraram"... Pelo amor de Deus, isso já é um pouco demais. Ele continua o mesmo cínico - disse a senadora.

Sobre a possibilidade de parte dos dólares apreendidos pela Polícia Federal ter entrado ilegalmente no país, Heloísa disse considerar um fato muito mais grave, e cobrou investigação. Segundo ela, os brasileiros não podem aceitar mais tanto dinheiro em espécie circulando, num volume que "só o narcotráfico, o crime organizado ou os cofres públicos são capazes de liberar, seja em dólar ou real".

- Isso é muito grave. É preciso saber de onde veio esse dinheiro. Se é dólar seriado, de banco americano, é mais sério ainda, É preciso saber como esse dinheiro entrou no país. Como é possível uma coisa dessas? - indagou.

Votos para barrar "majestade barbuda e picolé de chuchu"

Ao final da caminhada, a candidata do PSOL, fez um breve discurso na Praça da Piedade, área central da capital, pedindo a cada eleitor que lhe conseguisse mais dois votos para levar as eleições para o segundo turno.

- Estamos no final da campanha. Chegamos até aqui com o coração valente e tranqüilo. Se cada um de vocês me conseguir mais dois votos, nós encostaremos na majestade barbuda e no picolé de chuchu, e decidiremos a disputa no segundo turno - pediu, referindo-se ironicamente ao presidente Lula e ao tucano Geraldo Alckmin.

A senadora disse ainda que, apesar de seu baixo desempenho nas pesquisas, chega ao fim da campanha olhando nos olhos de todos, sem se vender e sem ter traído o povo.

- Aqui não tem a gentalha que envia dólares para paraísos fiscais, para pagar a campanha do presidente e a marqueteiros, nem para pagar dossiês.