Título: PCDOB E PV TENTAM MUDAR REGRA NA JUSTIÇA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 24/09/2006, O País, p. 13

Alternativa para as pequenas siglas é a federação dos partidos

BRASÍLIA. O PCdoB e o PV não têm expectativa de ultrapassar a cláusula de barreira. Ao lado de outros partidos, eles lutam na Justiça para derrubar a regra. Outra alternativa para os partidos pequenos é a criação de federação de partidos, prevista na reforma política, o que ainda depende de aprovação pelo Congresso.

Ao contrário da fusão partidária, em que os partidos se dissolvem e viram um só, a federação permite que as legendas se unam, mas mantendo suas siglas e identidade. São obrigadas, no entanto, a concorrer juntas em eleições subseqüentes e têm que dividir o dinheiro do fundo partidário, o tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV e a estrutura de liderança, como se fossem um só partido.

No caso do PSOL, diz o deputado e candidato à reeleição, Chico Alencar(RJ), o partido trabalha numa ação conjunta para garantir votos para a candidata do partido à Presidência, Heloísa Helena, e para a bancada federal.

¿ Se a gente obtiver pelo menos metade dos votos que acreditamos que a Heloísa Helena terá ( entre 10% e 18%), conseguiremos ultrapassar a cláusula de barreira.

Segundo Alencar, o partido têm chance de fazer deputados no Distrito Federal e em dez estados: Amapá, Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

¿ O partido que não superar a cláusula, não pode se considerar morto. Todo o sistema político partidário entrará em discussão e será revisto. Muita água ainda correrá embaixo da ponte ¿ diz Alencar.