Título: DEZ DE 16 PARTIDOS PODEM NÃO ULTRAPASSAR BARREIRA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 24/09/2006, O País, p. 13

Para cumprir cláusula, cada partido terá que ter cerca de 4,7 milhões dos votos para a Câmara em todo o país

BRASÍLIA. Dos 16 partidos com representantes na Câmara dos Deputados, dez correm sério risco de não ultrapassar a regra da cláusula de barreira, que exige um percentual mínimo de votos para que tenha direitos plenos a partir de 2007. A exigência significa que, para cumprir a cláusula, cada partido terá que obter cerca de 4,7 milhões dos votos para a Câmara em todo o país. Pequenos partidos, cientes de que não conseguirão transpor essa barreira, buscam alternativas para sobreviver, como tentar derrubar a regra na Justiça e até no Congresso. A previsão é que será criada uma nova categoria de parlamentar, a dos zumbis, sem líder nem direito a participar de comissões ou da Mesa Diretora.

Em 2002, só sete partidos teriam sobrevivido à regra

Segundo a regra que entrará totalmente em vigor a partir destas eleições, os partidos que não cumprirem a cláusula perdem direito a maior parte do fundo partidário no Congresso e, principalmente, tempo da propaganda eleitoral e partidária gratuita no rádio e na TV. Se a regra já estivesse plenamente em vigor na eleição de 2002, só sete partidos teriam conquistado percentual mínimo suficiente para sobreviver: PT, PSDB, PFL , PMDB, PP, PSB e PDT, sendo que os dois últimos com uma margem muito pequena ¿ o PSB teve 5,27% dos votos nacionais e o PDT, 5,12%.

Ficariam de fora partidos com tradição no cenário político como o PTB, PL, PPS, PCdoB e PV. Para esta eleição, há também o PSOL, formado por ex-petistas, na luta para cumprir a regra. O presidente do PDT, Carlos Lupi, está tranqüilo. Ele afirma que seu partido se preparou e irá conseguir entre 6% e 7% dos votos na eleição para deputado federal. Lupi diz que o PDT é o partido com maior número de candidatos a deputado federal.

¿ Trabalhamos durante os últimos dois anos só para isso. Vamos fazer de 33 a 40 deputados federais.

Segundo seus cálculos, o maior número de votos virá da eleição em São Paulo, onde o PDT deverá fazer cinco federais e obter mais de 1,2 milhão de votos. Lupi também conta com a eleição de deputados em três importantes colégios eleitorais: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O PSB também tenta atender à exigência legal, mas sabem que isso é difícil e trabalham com um meta modesta: obter pelo menos 5,1% dos votos. A estratégia inclui puxadores de votos, como Ciro Gomes, no Ceará; Erundina, em São Paulo e Beto Albuquerque, no Rio Grande do Sul.

Os líderes do PSB também esperam que o aumento no número de prefeituras conquistadas ¿ de 133 em 2002 para 173 em 2004 ¿ dê mais capilaridade à legenda. O partido rejeitou apoiar oficialmente a chapa do presidente Lula para ter maior liberdade nas alianças estaduais.