Título: CANDIDATOS MONTAM ESTRATÉGIAS DIFERENTES
Autor:
Fonte: O Globo, 24/09/2006, O País, p. 14

Cientista político diz que população ainda pode avaliar os efeitos da crise do dossiê

BRASÍLIA. Analistas políticos consideram que só no decorrer dessa última semana de campanha, quando a crise decantar um pouco mais, será possível dizer se haverá ou não segundo turno para a eleição presidencial. O cientista político João Francisco Meira, do Instituto Vox Populi, que tem feito pesquisas para o PT, adota um discurso prudente para este momento. Ele diz que as atuais pesquisas ainda não mostram alteração do eleitorado.

¿ Existe uma velocidade diferente entre o processo político e o processo eleitoral. Há fases distintas que precisam ser observadas: a difusão da informação, a compreensão e o julgamento do eleitor. Uma série de efeitos dessa crise ainda podem ser analisados pela população ¿ explica João Francisco.

Sabendo que esta será uma semana decisiva, petistas e tucanos montaram estratégias diferentes. Na campanha de Lula, o marqueteiro João Santana resolveu usar a tática de segurar o eleitorado. Para isso, Santana criou um ¿antídoto¿ para dar um discurso para que o eleitor de Lula mantenha essa opção. Lula passou massificar a seguinte pergunta: porque teria interesse nesse escândalo com a eleição ganha? Já a estratégia tucana do marqueteiro Luiz González é de avançar sobre indecisos e no eleitorado ainda não consolidado de Lula.