Título: Datafolha: Lula mantém vitória no 1º turno, mesmo com o `dossiêgate¿
Autor:
Fonte: O Globo, 24/09/2006, O País, p. 14

Petista perdeu apenas um ponto percentual após 7 dias de escândalo

SÃO PAULO. Uma pesquisa do Datafolha realizada na sexta-feira, após o escândalo motivado pela prisão em flagrante de petistas que se preparavam para comprar um dossiê objetivo de atacar políticos tucanos, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve a vitória no primeiro turno. Segundo a pesquisa, Lula sofreu uma oscilação negativa de apenas um ponto, passando de 50% para 49% das intenções de voto, em relação ao levantamento anterior, feito nos dias 18 e 19.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que tinha 29% das intenções de voto, subiu para 31%, dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou para menos. Em dez dias, a diferença de Lula para Alckmin caiu de 22 para 18 pontos percentuais. Mas, como a candidata do PSOL, Heloísa Helena, sofreu uma oscilação negativa de dois pontos ¿ passando de 9% para 7% ¿ Lula ainda tem oito pontos a mais que a soma dos adversários.

O candidato do PT tem, segundo o Datafolha, 55% dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos) e, para vencer no primeiro turno, precisa de 50% mais um, ou seja, maioria absoluta dos votos válidos. Cristovam Buarque (PDT) se manteve com 2%. Ana Maria Rangel (PRP) tem 1% das preferências. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimento (PCO) não atingiram nem 1%. Votos nulos, em branco e de indecisos somam 10%.

De acordo com o Datafolha, em um mês Alckmin teve um crescimento de seis pontos percentuais. Mas, como o crescimento do candidato tucano ocorre sobre os eleitores de outros candidatos, e não sobre os do presidente Lula, continua não havendo indicação de segundo turno.

Para 83% dos eleitores, Lula tem responsabilidade nos casos de corrupção, mesmo índice registrado em abril. Para 75%, há corrupção no governo. Em abril, eram 79%. E 39% dos entrevistados disseram que Lula sabia da compra do dossiê com denúncias contra os tucanos.

Em comparação à última pesquisa, Lula sofreu uma perda de quatro pontos no Estado de São Paulo, de 39% para 35%. Alckmin cresceu quatro pontos no período, de 41% para 45%, e ampliou a vantagem sobre Lula de dois para dez pontos. Lula perdeu dois pontos percentuais no Sudeste: de 44% para 42%. Alckmin passou de 33% para 35%.

O Datafolha ouviu 4.319 eleitores em 210 cidades, na sexta-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 18862/ 2006.