Título: DEBATE NA GLOBO ESQUENTA RETA FINAL
Autor: Cláudio Lamego
Fonte: O Globo, 24/09/2006, O País, p. 18

Sérgio Cabral confirma presença no confronto entre candidatos do Rio, terça

Com a presença do candidato Sérgio Cabral (PMDB), líder nas pesquisas de intenção de voto, o debate entre os concorrentes ao governo do Rio na TV Globo, na próxima terça-feira, dia 26, às 22h30m, promete esquentar a campanha na reta final. O empate na disputa pelo segundo lugar, entre Denise Frossard (PPS) e Marcelo Crivella (PRB) na pesquisa do Ibope, é um dos ingredientes que devem apimentar o encontro dos candidatos a cinco dias da eleição. Eduardo Paes (PSDB) e Vladimir Palmeira (PT), em quarto e quinto lugares na pesquisa Ibope, divulgada no dia 21 passado, são os outros dois participantes, segundo critério da emissora. O mediador será o jornalista Márcio Gomes.

A posição de cada candidato na bancada foi sorteada na última sexta-feira: no estúdio, da esquerda para a direita, estarão Eduardo Paes, Frossard, Vladimir, Cabral e Crivella. O peemedebista, que não participou de outros dois debates em emissoras durante a campanha, disse que vai se concentrar nas propostas de governo e não responderá aos ataques dos adversários:

¿ Ninguém chega à reta final se não estiver preparado para discutir. Quem for para o baixo nível vai acabar perdendo. A população não quer assistir a uma luta de pugilato. O candidato que não tiver equilíbrio para participar do debate vai demonstrar que não está equilibrado para governar.

José Carlos de Assis, candidato a vice na chapa de Crivella e um dos responsáveis pelo seu programa de governo, disse que a estratégia do senador para o debate é ¿expor a verdade sobre o Rio, o Brasil e a campanha¿.

¿ Ele (Crivella) vai mostrar os problemas do Rio e de cada candidatura. Dirá o que está rolando na campanha. O eleitor não pode ser enganado. Ele não tem nada a esconder e espera que os outros também não. O Cabral, por exemplo, vai ter que se posicionar sobre o atual governo, se é aliado dele ou não.

Para Vladimir, debate pode decidir se haverá 2º turno

Para Vladimir, o debate na Globo pode decidir se haverá ou não segundo turno. O petista diz que estudará seu programa de governo para não fazer feio em frente às câmeras.

¿ As perguntas serão sobre determinados temas e terão critérios técnicos. Em geral, não faço preparação, mas como serão temas específicos, vou dar uma olhada nos meus alfarrábios. O eleitor fica impressionado se o candidato desconhece algum assunto ¿ diz Vladimir.

Eduardo Paes aposta numa crítica política dura aos adversários e tentará mostrar que é o mais bem preparado de todos. O tucano diz que apresentará propostas, mas apontará a presença das duas forças políticas do Rio no debate: Cesar Maia, representado por Denise; e Anthony Garotinho, por Cabral.

¿ Esses dois (Cabral e Denise) representam o prefeito e o ex-governador. Certamente isso será explorado ¿ diz Eduardo Paes.

Por meio de sua assessoria, Frossard disse que o ¿debate é fundamental para que o eleitor conheça todas as propostas dos candidatos e possa escolher da melhor forma.¿ A candidata afirmou que não mudará sua estratégia com a participação de Cabral. ¿A ida do Sérgio Cabral Filho não muda em nada a minha posição em relação a esse espaço: vou usá-lo para falar sobre propostas de governo.¿

Carlos Lupi (PDT) e Milton Temer (PSOL), candidatos que apareceram com 1% na última pesquisa, participarão de entrevistas ao vivo, com duração de quatro minutos, no ¿ RJ-TV¿, nos dias 27 e 28. A data da participação de cada um deles ainda será decidida.