Título: CANDIDATA BUSCA APROXIMAÇÃO COM MULHERES
Autor: Rodrigo March
Fonte: O Globo, 24/09/2006, O País, p. 22

Para Frossard, o último debate na TV não será decisivo

Depois de Campos, a candidata vai intensificar o corpo-a-corpo na Zona Sul até sábado, último dia permitido para distribuir propaganda e fazer campanha em carreatas e com o auxílio de alto-falantes. A participação em eventos fechados não acontecerá mais, para aumentar a visibilidade da candidata na reta final.

¿ Vou continuar fazendo o que faço: conversar com os eleitores, principalmente com as mulheres, porque nós sobrevivemos. A mulher perde o marido e o filho para a violência, mas as armas não nos atingem. O respeito pela mulher é o único instrumento que ainda temos ¿ defende.

Frossard costuma dizer que acredita no poder de influência da mulher nas famílias e, portanto, no restante do eleitorado. Na última pesquisa Datafolha, ela cresceu cinco pontos no eleitorado feminino, mesma diferença que tem para o eleitorado masculino.

Considerado decisivo na reta final de campanha, o debate da ¿TV Globo¿ não tem essa importância para a candidata.

¿ Nenhum debate é decisivo e não gosto muito deste formato. As idéias deveriam ser melhor debatidas. Os políticos brasileiros preferem fazer pegadinhas e os eleitores querem ouvir propostas. Debate é técnica, não é propriamente confronto ¿ sustenta ela.

A candidata diz que não fará um treinamento especial, com simulações, para a ocasião.

¿ Fui do júri a vida inteira. Estou acostumada com o contraditório ¿ diz ela. ¿ Isso estressa o candidato. O debate já é tenso, ainda mais para quem está numa trajetória de crescimento ¿ acrescenta Jackson Vasconcelos, um dos coordenadores da campanha da candidata.

Últimos programas são para conquistar os indecisos

Os últimos programas de televisão estão cercados de mistério pelo responsável pela produção, Marcello Maia. Serão dois programas amanhã e dois na quarta-feira, mas ele não revela nem se os da manhã serão iguais aos da noite.

¿ Não vou dizer ao adversário o que vou fazer. Temos muito material. A última semana é sempre especial, preparada com muita antecedência, porque a audiência dos programas sobe com os eleitores procurando decidir o seu voto ¿ destaca.

O prefeito Cesar Maia entende que os últimos programas devem transmitir um clima de alegria e vitória.

¿ Como todos os últimos programas ¿ lembra ele, que promete estar presente ao lado de Frossard nos lugares onde sempre foi bem votado.

Foi a partir da veiculação da propaganda na TV que Frossard começou a crescer nas pesquisas de opinião e ultrapassou Marcelo Crivella (PRB), segundo o último levantamento do Datafolha.