Título: NA RETA FINAL, CRIVELLA APOSTA EM ELEITORADO POPULAR E APOIO DE LULA
Autor: Bernardo mello Franco
Fonte: O Globo, 24/09/2006, O País, p. 24
Candidato do PRB promete trazer presidente ao Rio para novo comício
¿Lula de novo com a força do povo¿. O slogan da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou palavra de ordem para Marcelo Crivella, candidato do PRB ao governo do Rio. Empatado com Denise Frossard (PPS) no segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o bispo licenciado da Igreja Universal aposta no voto popular e num novo comício com o aliado ilustre para conseguir uma vaga no segundo turno com Sérgio Cabral (PMDB).
Segundo Crivella, o presidente deve subir em seu palanque novamente até o fim da semana. Se confirmado, o comício será o terceiro desde o início da campanha do senador, que já pediu votos com Lula na Candelária e em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O candidato do PRB diz que o escândalo que envolveu petistas na compra frustrada do dossiê contra tucanos não prejudicará a estratégia.
¿ Tenho certeza de que o presidente não sabia de nada. Por que ele se envolveria com esses bandidos? Só um louco faria isso ¿ diz Crivella, afinado com o discurso de Lula.
Além do apoio presidencial, o senador conta com o eleitorado mais pobre para subir nas pesquisas e impedir o crescimento de Frossard. Hoje, ele promete fazer um périplo em busca de votos nas maiores favelas do Rio, do Complexo do Alemão ao Morro da Providência. Amanhã, faz carreata em São Gonçalo, o segundo maior colégio eleitoral do estado.
¿ Vou andar de cima para baixo e fazer corpo-a-corpo de dia, à tarde e à noite. Vai ser uma corrida alucinada ¿ diz Crivella, que conta ter pedido cinco quilos desde o início da maratona eleitoral, em julho.
Senador imita estratégia de Cabral na Baixada
Para ganhar tempo a poucos dias da eleição, o senador adotou uma estratégia de Cabral, que dividiu as tarefas com o candidato a vice, Luiz Fernando Pezão. Sombra de Crivella durante toda a campanha, a candidata do PRB ao Senado, Rosângela Gomes, passou a pedir votos sozinha na Baixada Fluminense.
¿ Ela foi a vereadora mais votada da Baixada nas últimas eleições. Agora vai me ajudar a chegar ao segundo turno ¿ diz o senador.
Depois de provocar polêmica ao exibir um homem nu na sexta-feira, o responsável pelo programa de Crivella na TV, Guto Graça, promete voltar a surpreender os telespectadores.
¿ Queremos evitar que a paranóia do voto útil contamine a população. Como o programa tem apenas 36 segundos, temos que inovar ¿ diz.
Pensando em alianças num eventual segundo turno, Crivella diz que, se eleito, convidará Frossard para a Secretaria de Segurança Pública. Antes disso, espera tirar votos da adversária em bairros pobres da Zona Oeste do Rio.