Título: CHEGA DE MODÉSTIA¿
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 25/09/2006, O País, p. 3

Lula se diz traído como Jesus e Tiradentes, e afirma que ganhará no primeiro turno

Como já fizera após o envolvimento de ministros e dirigentes petistas no escândalo do mensalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer ontem que foi traído na crise causada em sua campanha pelo envolvimento de petistas no caso do dossiê. Desta vez, porém, Lula invocou a traição de Cristo pelo apóstolo Judas para explicar a crise. Lula lembrou de Judas, que traiu Jesus, e de Tiradentes, que foi traído por um companheiro inconfidente, para falar das denúncias envolvendo petistas na compra do dossiê que supostamente incriminaria candidatos tucanos por envolvimento com a máfia dos sanguessugas. No caso do dossiê, são oito os envolvidos.

¿ Não me assustam a gritaria e o denuncismo deles até porque não será o PT o único partido a ter companheiros que cometam erros. Numa mesa de 12, um traiu Jesus Cristo e, na mesa dos inconfidentes, um traiu Tiradentes. Mas as idéias deles permaneceram ¿ disse Lula num comício que reuniu ontem cerca de 3.800 pessoas, segundo a Polícia Militar, em Sorocaba, a 90km de São Paulo.

Mesmo com as denúncias, o presidente disse que vence a eleição no próximo domingo, sem a necessidade de segundo turno. Lula disse que vai ganhar ¿de cara limpa¿:

¿ Podem fazer denúncia, façam o que quiserem. Vamos ganhar com a cara limpa que nós temos.

E provocou a oposição:

¿ Nunca falei que ia ganhar as eleições no primeiro turno por modéstia, por respeito. Mas quero dizer para vocês: vamos ganhar as eleições domingo. Podem ficar certos. Se alguém achar que a campanha presidencial vai para o segundo turno, vai ter que esperar 2010.

¿Domingo é dia de onça beber água¿

Lula não deu explicação para o envolvimento de assessores próximos a ele, como Freud Godoy, com a tentativa de comprar o dossiê. Aplaudido, brincou, dizendo que domingo é o dia de ¿a onça beber água¿:

¿ Dia 1º de outubro é dia de a onça beber água. Esta oncinha está com sede. Eles sabem que mais quatro anos meus eu vou desmoralizar muitos que governaram este país.

Lula disse que a campanha não é de um candidato contra outro, mas ¿do povo trabalhador contra uma elite aristocrática que manda neste país desde que Cabral chegou aqui¿. E afirmou que seus adversários não têm ódio dele, mas do povo:

¿ Eles não terão que se curvar diante de mim porque sou igual a eles. Vão ter de se curvar é diante da maioria do povo brasileiro. Vão ter de aprender que este povo aprendeu a andar de cabeça erguida e não é mais massa de manobra.

Ao lado de Lula nos comícios, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB), também falou das denúncias, chamando de ¿conspirata da oposição para impedir a reeleição de Lula¿.

¿ As forças do atraso que o governador Cláudio Lembo chamou de elite branca estão articulando para impedir que o povo brasileiro seja aquele que vai definir a eleição. É a mesma elite que se opôs à República, levou Getúlio Vargas ao suicídio e tentou, por três vezes, tirar o mandado do presidente Juscelino Kubitschek ¿ discursou Aldo, que pediu a fiscalização do povo para impedir a ¿conspirata de meia dúzia de aristocratas que pensam que são donos da vontade do povo brasileiro¿.

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, cujo coordenador de comunicação da campanha, Hamilton Lacerda, está envolvido no caso do dossiê, lembrou das dificuldades enfrentadas em outras campanhas de Lula, afirmando que os petistas ¿nunca usaram baixarias¿. Ele defendeu a apuração rigorosa, tanto no que se refere aos petistas, quanto a possíveis adversários citados no dossiê.