Título: CRISTOVAM: LULA VAI TER QUE DIZER SE PARTICIPOU OU NÃO DA COMPRA DE DOSSIÊ
Autor: Adelson Barbosa
Fonte: O Globo, 25/09/2006, O País, p. 4
No Espírito Santo, candidato do PDT cobra explicações do presidente
VITÓRIA. O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque (DF), passou o último domingo antes das eleições no Espírito Santo e esteve em Vila Velha ¿ cidade da Grande Vitória administrada pelo PDT e uma das mais populosas do Estado ¿ e em Barra de São Francisco, município a 150 quilômetros ao Norte de Vitória escolhido pelo candidato por possui assentamentos rurais.
Em Vila Velha, Cristovam tomou café da manhã com lideranças e candidatos regionais do partido. Em seguida, participou do lançamento do plano nacional do PDT para mulheres e deu palestra sobre ¿Igualdade de Gênero e a inclusão da mulher na política¿, no Centro de Convenções onde reuniu cerca de 300 militantes.
Durante o discurso, o senador voltou a cobrar uma explicação do presidente Lula sobre os escândalos do dossiê.
¿ Mais cedo ou mais tarde o Lula vai ter que dizer se participou ou não das negociações de compra dos documentos envolvendo políticos a máfia das ambulâncias. Os brasileiros não podem correr o risco de eleger o Lula agora e depois descobrir que ele esteve por trás de tanta coisa ruim.
Candidato aposta num segundo turno
Cristovam reafirmou a confiança em um segundo turno:
¿ Independente das denúncias recentes, eu acredito que a eleição presidencial não será definida no primeiro turno. A população está tomando consciência de que decidir eleição de uma única vez é jogar fora uma grande chance de debate. O Lula fugiu de todos os debates até agora, mas no segundo turno terá de discutir com outro candidato.
No início da tarde de ontem, ele seguiu em um vôo fretado para Barra de São Francisco. No local, pediu votos em um pesque-pague, fez caminhada pelas ruas da pequena cidade do interior e esteve num assentamento rural. Cristovam encerrou o dia num colégio agrícola, onde recebeu pedidos da comunidade para construção de duas escolas: uma técnica e outra preparatória para assentamentos rurais. Por causa da forte chuva que atingiu a região, ele foi obrigado a retornar à Vila Velha.
Já o O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, vai interpelar o delegado da Policia Federal, Edmilson Bruno, por sua declaração de que o dossiê dos Vedoin tem ¿partido de A a Z¿:
¿ O delegado parece ter sido inconseqüente, acusando todo mundo sem prova. Se tiver mesmo alguém do PDT envolvido, vamos expulsar na hora. Se não tiver, ele deve esclarecer, sob pena de processo criminal.
Ao tomar conhecimento das declarações de Edmilson Bruno, anteontem, Lupi encarregou a advogada do partido, Mara Hofans, de redigir uma carta, que será enviada hoje ao delegado da PF responsável pelas prisões de Gedimar Pereira Passos e Valdebran Padilha.