Título: ALCKMIN PASSA MAL EM CARREATA EM JOÃO PESSOA
Autor: Adelson Barbosa
Fonte: O Globo, 25/09/2006, O País, p. 4

Tucano, que acredita ter uma virose, não suportou o calor; recuperado, respondeu a Lula: `Ética se pratica¿

JOÃO PESSOA. O candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, passou mal ontem, por volta das 10h40m, durante uma carreata no Conjunto Mangabeira, em João Pessoa, na Paraíba. Alckmin não suportou o sol forte e o calor de quase 36 graus e teve queda de pressão quando estava em cima do veículo de onde acenava para os eleitores, em companhia do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do candidato ao Senado, Cícero Lucena Filho.

Alckmin não chegou a desmaiar. Amparado por assessores, abandonou a carreata, foi colocado num carro da campanha e voltou para o Hotel Tambaú, na orla marítima da capital paraibana, onde se hospedara na noite de sábado, após ter participado de uma manifestação numa favela do Rio.

Entrevista após repouso de seis horas

Depois de quase seis horas de repouso no hotel, Alckmin deixou o quarto e deu uma rápida entrevista, antes de viajar para o encerramento de uma carreata em Campina Grande, a 130 quilômetros de João Pessoa. De lá, ainda seguiria ontem à noite para Carpina, no interior de Pernambuco. O tucano disse que estava indisposto e sentindo enjôo e dores no corpo há dois dias.

¿ Tenho a impressão de que é uma virose ¿ disse, acrescentando ter piorado por falta de repouso.

Há dias ele cumpre atos de campanha em diversos locais, praticamente sem tempo para repousar.

¿ Tomei Plasil intramuscular ¿ disse Alckmin.

Plasil é um medicamento indicado para combater náusea e vômito. O governador e o candidato ao Senado continuaram o ato de campanha, depois do mal-estar do candidato à Presidência.

¿Vamos para o segundo turno¿, diz o tucano

A uma semana da eleição, Alckmin, disse que vai disputar o segundo turno:

¿ A campanha tem crescido em todo o país, vamos para o segundo turno.

Na entrevista, Alckmin respondeu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse anteontem, durante comício em São Paulo, ser mais ético do que todos os tucanos reunidos num balaio:

¿ O povo está cansado do discurso porque há um abismo entre falar e fazer. É isso que tira a credibilidade da política.

O tucano disse que o Brasil precisa de ¿menos discurso e de mais exemplo e ações¿ e mais uma vez fez referências ao escândalo do dossiê, que envolve petistas ligados ao presidente Lula.

¿ Infelizmente, temos um aparelhamento do Estado servindo, muitas vezes, a ações graves e criminosas. O presidente deveria dar as explicações que a sociedade espera. Ética não se fala, se pratica ¿ declarou o candidato tucano.

Alckmin esteve em João Pessoa acompanhado do candidato a vice, José Jorge (PFL-PE), do deputado federal Roberto Freire (PPS-PE) e do senador Heráclito Fortes (PFL-PI). José Jorge continuou na carreata, depois da saída de Alckmin, que foi para o hotel acompanhado de Roberto Freire, Heráclito Fortes e dos assessores.

Freire disse que Alckmin teve uma indisposição por conta de uma gripe que o acometeu nos últimos dias. O deputado comentou que Alckmin já chegou a João Pessoa gripado. Flávio Melo, assessor da campanha, disse acreditar que Alckmin se sentiu mal por conta do calor excessivo provocado pelo sol forte.

¿ Estava fazendo muito calor e ele ficou indisposto. Foi levado para o hotel, se medicou, tomou água de coco e foi dormir. Acordou pouco tempo depois, tomou uma sopa e voltou se deitou novamente ¿ disse Melo.

Alckmin chegou a João Pessoa às 21h30m de sábado e se encontrou com várias pessoas no hotel. Foi dormir apenas de madrugada. Ontem, segundo a assessoria, praticamente não tomou café da manhã e foi diretamente para a carreata, onde passou mal.

¿Para o semi-árido, levaremos água para beber¿

Na entrevista, já depois de refeito do mal-estar, o candidato prometeu um governo de parcerias. Disse que há ausência do governo federal hoje na Paraíba. Segundo ele, o governo não realizou grandes obras de estrutura para o desenvolvimento do estado e prometeu realizar tais obras.

¿ Coloco como prioridade o turismo e o saneamento básico para o turismo. Vamos agilizar a duplicação da BR-101 e concluir as obras do aeroporto, porque não existe turismo sem condições aéreas. Para o semi-árido, levaremos água para beber ¿ disse.