Título: HELOÍSA: `ESTA MENINA POBRE NÃO TRAIU SEU POVO¿
Autor: Arnaldo Freire
Fonte: O Globo, 25/09/2006, O País, p. 5
Em campanha em sua cidade natal, candidata do PSOL chora ao se lembrar da infância e se compara a Lula
MACEIÓ. A candidata à Presidência pelo PSOL, senadora Heloisa Helena, encerrou sua campanha de rua do Nordeste, ontem, na sua terra natal, o município de Pão de Açúcar, alto sertão de Alagoas, a 250 quilômetros de Maceió. Ao rever amigos de infância, a senadora chorou, lembrou-se das dificuldades da infância, das brincadeiras às margens do Rio São Francisco. E fez uma comparação do seu passado ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP):
¿ O que mais me orgulha é ter nascido de uma família pobre, nesta região do São Francisco, e ter chegado aonde cheguei sem vender a minha dignidade. O presidente Lula teve um passado pobre no Nordeste como o meu, mas, quando chegou ao poder, se vendeu às elites econômicas, entrou no jogo sujo dos banqueiros. Esta menina pobre não se vendeu, não traiu seu povo e não se lambuzou na mesa farta do poder.
A candidata caminhou à beira do São Francisco ao lado de aliados, eleitores e amigos de infância. Entre os antigos amigos há adversários políticos, como o prefeito de Pão de Açúcar, Antônio Carlos Rezende, o Cacalo (PTB-AL). Na campanha ao governo de Alagoas em 2002, Cacalo, então deputado estadual, deixou de disputar a reeleição para ser vice na chapa do ex-presidente Fernando Collor, que saiu derrotado.
Hoje o prefeito apóia para o governo do estado outro adversário de Heloísa Helena, o deputado federal e usineiro João Lyra (PTB), pai de Tereza Collor, e novamente Fernando Collor (PRTB), desta vez candidato a senador.
¿ Espero que Heloísa esteja no segundo turno. Ela, em oito anos, fez política com honra e honestidade. Somos adversários, mas reconheço o seu valor e isso não me impede de admirá-la. Ela ajudou muito o meu estado, com emendas honestas no Orçamento da União ¿ disse o prefeito de Pão de Açúcar.
De manhã, antes de chegar à sua cidade, a candidata foi recebida por trabalhadoras rurais no povoado de Impueiras. Depois, caminhou na feira do município de Palestina, onde pediu votos para os candidatos do PSOL.