Título: CABRAL PÁRA CARREATA PARA NÃO ATRAPALHAR DEBATE
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 25/09/2006, O País, p. 10

Favorito nas pesquisas, peemedebista evita pegar chuva na Baixada tentando poupar a voz para confronto na TV Globo

O debate dos candidatos a governador na TV Globo, a que o líder das pesquisas, Sérgio Cabral (PMDB), ameaçou não ir, virou prioridade para a campanha do peemedebista. Ontem, Cabral cancelou uma carreata em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Cabral, que passeava em carro aberto, quis evitar a chuva que caiu na região para não prejudicar sua voz. O encontro com os outros quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas será amanhã, às 22h30m.

Cabral já tinha feito campanha em Nova Iguaçu e em Mesquita. Quando se preparava para ir a Belford Roxo, começou a chover forte na região. Diante disso, ele anunciou que cancelaria a agenda, apesar dos apelos de candidatos a deputado para que mantivesse o roteiro. Cabral chegou a ir a Belford Roxo, onde deu uma entrevista. A sua comitiva saiu da cidade e foi almoçar. Só quando a chuva parou, as carreatas de São João de Meriti e Duque de Caixas foram realizadas.

¿Se forem agressivos comigo, quem perde são eles¿

Mesmo dizendo acreditar que vai ganhar a eleição no primeiro turno, Cabral afirmou que o debate será importante para a decisão dos eleitores. Ele afirmou não temer agressões dos outros concorrentes por estar em primeiro nas pesquisas e que vai manter sua postura de candidato independente da atual governadora, Rosinha Garotinho, e seu marido, o ex-governador Anthony Garotinho, que também são do seu partido, o PMDB.

¿ Acredito que, se forem agressivos comigo, quem perde são eles. O povo quer um debate inteligente, propositivo. Quer ver o que cada um apresenta para melhorar a vida das pessoas ¿ disse Cabral. ¿ Pretendo mostrar que o governo é do Sérgio Cabral, em função da minha trajetória e do programa de governo que apresentei.

Para Cabral, disputa presidencial não interfere

A subida nas pesquisas do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, que pode levar a disputa para o segundo turno, não terá influência na eleição estadual, segundo a avaliação do candidato do PMDB. Para ele, o voto não tem vinculação.

¿ Minha experiência são as eleições anteriores, principalmente a do Senado. Meus candidatos a governador e a presidente não tiveram bons desempenhos e eu fui o senador mais votado, ganhando dos candidatos a senador dos vencedores das eleições para presidente e governador. O eleitor faz uma análise para cada cargo ¿ afirmou o candidato.

Em Belford Roxo, Cabral prometeu melhorar o abastecimento de água, construir uma escola técnica (também prometida para Mesquita) e implantar uma linha de Metrô de superfície. O candidato disse que será parceiro dos prefeitos da região para fazer saneamento e asfaltamento. Ele afirmou que fará convênios com todos os prefeitos, sem discriminar partidos. No atual governo do PMDB, prefeitos de partidos de oposição tiveram convênios cancelados pelo governo estadual.

¿ O tratamento será igualitário. Seremos parceiros de todos os prefeitos. O que importa é a população ¿ disse Sérgio Cabral.