Título: RUMORES DE MORTE ENFRAQUECEM
Autor: Mark Mazzetti
Fonte: O Globo, 25/09/2006, O Mundo, p. 19

Arábia Saudita e Paquistão negam ter provas sobre o falecimento de Bin Laden

ISLAMABAD. A Arábia Saudita e o Paquistão refutaram ontem os rumores de que Osama bin Laden tenha morrido. Os sauditas disseram não ter provas da morte do líder da al-Qaeda, após um jornal francês publicar, no sábado, um documento atribuído ao serviço secreto francês que afirmava ¿que agentes de inteligência sauditas, normalmente confiáveis, estavam convictos de que Bin Laden havia morrido de tifo, em 23 de agosto, no Paquistão¿. ¿O Reino da Arábia Saudita não tem provas para apoiar as recentes reportagens da imprensa de que Osama bin Laden está morto¿, disse uma nota oficial emitida pelo governo saudita. ¿Informações diferentes que têm sido divulgadas são puramente especulativas e não podem ser verificadas de maneira independente¿, acrescenta o comunicado.

Além de negarem os dados do memorando, as autoridades paquistanesas foram além, dizendo acreditar que o terrorista ainda esteja vivo. O mesmo fez o ministro das Relações Exteriores da França, Philippe Douste-Blazy.

¿ Pelo que sei, Osama bin Laden, líder da al-Qaeda, ainda está vivo ¿ disse o ministro, afirmando, no entanto, que seu governo se empenhará nas investigações, ordenadas no sábado pelo presidente Jacques Chirac, sobre o vazamento de um documento sigiloso para o ¿L¿Est Republicain¿.

EUA e Grã-Bretanha também disseram-se incapazes de confirmar o conteúdo do documento.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Diaa Rashwan, especialista em grupos islâmicos do Centro de Política e Estudos Estratégicos al-Ahram, no Cairo, disse que ¿o relatório francês pode ter sido fabricado para obrigar uma exposição do líder da al-Qaeda, incitando a divulgação de um vídeo que possa dar novas pistas de seu paradeiro e seu estado de saúde¿.

¿ Os serviços de inteligência do Ocidente, os americanos e os sauditas querem que Bin Laden apareça ¿ disse. ¿ Talvez eles estejam tentando provocá-lo para que ele divulgue um vídeo e, assim, conseguir sua real localização.

www.oglobo.com.br/mundo