Título: COAF INVESTIGOU CONTAS DO PT E DA CAMPANHA PELA REELEIÇÃO DE LULA
Autor: Bernardo de la Peña/Jaílton de Carvalho
Fonte: O Globo, 27/09/2006, O País, p. 5

Conselho diz não ter encontrado nada ligado à compra do dossiê

BRASÍLIA e CUIABÁ. Em busca de informações sobre a compra de dossiês contra tucanos por um grupo de petistas, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) investigou até as contas do PT e da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é de um deputado que integra a CPI dos Sanguesssugas. Segundo esse parlamentar, o Coaf não encontrou nas contas nada relacionado à compra dos dossiês.

Agora, o Coaf vai investigar, a pedido da Polícia Federal, informações sobre eventuais movimentações financeiras que possam ter sido feitas pelo prefeito de Paracambi (RJ), o petista André Ceciliano.

A PF tenta identificar os responsáveis por entregar o dinheiro no hotel para Gedimar e Valdebran. Em depoimento na PF, Gedimar informou ter recebido o dinheiro de uma pessoa identificada apenas como André. A polícia vai investigar se o petista seria a pessoa citada por Gedimar. Não há evidências de envolvimento de Ceciliano ainda.

- O assunto tem que ser apurado - afirmou o procurador da República Mário Lúcio Avelar, que acompanha o caso.

Ontem, o presidente do Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues, se reuniu com o presidente da CPI, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), e com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), também integrante da comissão. O dirigente do Coaf informou à CPI que fez pesquisas sobre os nomes de todos os personagens envolvidos no escândalo, mas até o momento não encontrou nenhuma operação suspeita.

O prefeito Ceciliano, em nota, considerou descabida qualquer ilação que envolva seu nome com o escândalo de compra do dossiê. Ele disse que não vai a São Paulo há um ano e que na semana em que a PF apreendeu o R$1,7 milhão que seria usado na operação ele esteve em Brasília e despachou eu seu gabinete na prefeitura. André Ceciliano apresentou ainda cópias do bilhete aéreo e da hospedagem em hotel de Brasília nos dias 12 e 13 de setembro. Ceciliano argumenta que sequer se parece com a descrição física do André citado por Valdebran: ele tem 1,66m de altura e não 1,75m, como relatado por Valdebran.