Título: LULA DIZ QUE OPOSIÇÃO ESTÁ 'ATÔNITA E PERPLEXA'
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 27/09/2006, O País, p. 13

Ao lado de Newton Cardoso, seu novo aliado, presidente afirma em comício que vencerá no primeiro turno

BELO HORIZONTE. Em comício ontem à noite em Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que vencerá as eleições no primeiro turno e disse que seus adversários estão "perplexos e atônitos" com os resultados das pesquisas eleitorais.

- Eu ganharei as eleições no domingo. Para a felicidade (de uns) e desencanto de alguns - discursou Lula. -- A oposição está perplexa e atônita porque não caio nas pesquisas. Eles estão perplexos e atônitos porque o povo aprendeu a andar com as próprias pernas e pensar com a própria consciência. Eles já não conseguem manipular o povo.

Lula justificou a presença de Newton Cardoso (PMDB), candidato ao Senado, no palanque.

- Ele, no Senado, vai votar a favor dos projetos do governo e do país, enquanto seus adversários, não.

Ao comentar o resultado das pesquisas, disse que isso se deve ao apoio da sociedade:

- Eles devem se perguntar: Por que batemos tanto, por que caluniamos tanto o Lula e ele não cai nas pesquisa? O Lula não desce nas pesquisas porque não está sozinho. Se tirarem minhas pernas, vou andar com as pernas de vocês. Eles deveriam ter aprendido com Tiradentes que não basta esquartejar. A carne pode apodrecer e as idéias continuam circulando. Isso temos de sobra.

Segundo Lula, a oposição tenta manipular a sociedade.

- Esse pessoal do PFL e do PSDB não tem moral para falar em ética. Chegaram a falar que não precisam me cassar, que só queriam me sangrar como estavam fazendo os sanguessugas. Mas estou resistindo. Enquanto eles faziam os sanguessugas, eu fazia uma transfusão de sangue com o povo.