Título: INDECISÃO SOBRE DEBATE NA TV GLOBO PERSISTE
Autor: Lydia Medeiros/Paula Autran
Fonte: O Globo, 28/09/2006, O País, p. 3

BRASÍLIA e SÃO PAULO. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate de hoje da TV GLOBO com os presidenciáveis ainda era dúvida ontem à noite no Palácio do Planalto. Mas a tendência é que Lula, embora tenha manifestado anteriormente vontade de ir, opte pela ausência. Ao discutir ontem com assessores, ministros e integrantes da coordenação da campanha as vantagens e desvantagens de participar do debate, o próprio Lula estaria cauteloso.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, sinalizou que ele pode não ir mesmo. E o comitê da campanha da reeleição confirmou no seu site, por volta das 17h, a presença de Lula no comício de São Bernardo de Campos, às 19h de hoje. O debate na TV Globo começa às 22h30m, no Projac, no Rio.

- O comício de São Bernardo do Campo vai sair. O presidente Lula vai estar presente. Se ele for ao debate, vai estar presente em mensagem lida ou de vídeo. O presidente está formando um juízo. Mas ele gosta muito de São de São Bernardo do Campo - disse Tarso Genro.

No que depender da coordenação da campanha, eleitores e adversários de Lula só saberão horas ou minutos antes, se o presidente ocupará ou não o espaço reservado na banca do debate de hoje à noite na TV Globo. O coordenador da campanha, Marco Aurélio Garcia, disse ontem que, embora os coordenadores opinem sobre o assunto, a decisão compete apenas ao presidente, que, segundo o coordenador, continua ponderando a conveniência do confronto.

Os candidatos do PSDB, Geraldo Alckmin, do PSOL, Heloísa Helena, e do PDT, Heloísa Helena, já confirmaram presença.

- Amanhã (hoje) vocês vão saber. Ele é quem vai decidir isso -- disse Marco Aurélio.

A coordenação avalia que, apesar do escândalo do dossiê, Lula permanece em uma situação confortável e, diferentemente dos adversários, tem de projetar matematicamente o bônus, mas sobretudo o eventual ônus da exposição. Mesmo ausente nos outros debates, Lula foi o foco principal da artilharia dos adversários. As regras do debate fixam temas sobre propostas de governo, mas os candidatos podem usar o tempo com críticas e acusações nas respostas.

-- Os outros candidatos têm todas as razões para confirmar suas presenças. O presidente está pensando no assunto. Não é problema de ser favorável ou não. O presidente está numa situação cômoda e vai avaliar se é conveniente ou não - disse o coordenador.

DEBATE TAMBÉM NA INTERNET

O debate entre os candidatos à Presidência será transmitido também na internet. O G1 (www.g1.com.br), portal de notícias das Organizações Globo, exibe o evento ao vivo, na íntegra, para todos os usuários do portal. A equipe do G1 atualizará um blog direto do estúdio onde o debate acontece, revelando os bastidores que a câmera da TV não mostra. A cobertura continua com a transmissão ao vivo das entrevistas coletivas dos candidatos, que acontecem após o debate.