Título: BERZOINI REPRESENTA CONTRA PROCURADOR
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 28/09/2006, O País, p. 8
Petista acusa Avelar de 'politizar ainda mais o procedimento investigativo'
BRASÍLIA. O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), entrou ontem com reclamação no Conselho Nacional do Ministério Público contra o procurador da República Mário Lúcio Avelar, que investiga a compra do dossiê. Obrigado a deixar o comando da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por envolvimento na compra do dossiê, Berzoini pede a abertura de um processo administrativo e disciplinar contra Avelar. O petista alega que, na sua conduta à frente do caso, há "abuso, arbitrariedade, violência e descomedimento de insinuações desprovidas de embasamento fático que, além de politizar ainda mais um procedimento investigativo, violam direitos e garantias fundamentais e, desse modo, desbordam e abusam da competência do membro do Ministério Público".
Na representação, são reproduzidas declarações feitas por Avelar à imprensa para sustentar a tese de que ele faz "insinuações e aleivosias", quando suas declarações deveriam se basear em provas e indícios colhidos. Os petistas dizem também que o procurador faz uso da "malícia e da falta de isenção" ao criticar o trabalho da Polícia Federal.
Os petistas reproduzem trecho de entrevista do procurador em que este sugere que o R$1,7 milhão é do PT e do governo. Para o PT, o procurador ultrapassou os limites ao insinuar que o dinheiro poder ter vindo do governo pelo fato de o PT estar no comando do país.