Título: Heloísa desvia de traficantes armados no Rio
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 28/09/2006, O País, p. 10

Trajeto de carreata da candidata do PSOL é alterado para evitar encontro com bandidos com armas pesadas na Maré

"Companheiros, solicitamos que desliguem os rádios de comunicação, de todos os tipos, durante a visita. Podemos ser interpretados de outra maneira." O aviso foi dado por um militante do PSOL na entrada do Conjunto Esperança, no Complexo da Maré, pouco antes da chegada da candidata do partido à Presidência, Heloísa Helena, que participaria de uma carreata no local. Como os marginais se comunicam por rádio, o alerta era uma precaução necessária: durante a visita, o carro da senadora foi obrigado a desviar de traficantes armados com fuzis. Ela ainda cruzou com os bandidos em duas outras oportunidades na mesma favela.

Logo que a carreata começou, um bandido foi avistado no fim de uma rua, a cerca de cem metros, com um fuzil na mão e comparsas ao lado. Os organizadores negam ter desviado o caminho, mas o carro que levava a senadora virou à esquerda, evitando o encontro. Depois de cortar caminho, a carreata cruzou novamente com os mesmos bandidos, que, desta vez, ficaram atrás dos carros. Já quase na saída da comunidade, a senadora passou a cerca de dois metros de onde estava mais um grupo: um traficante com fuzil e um outro com um rádio de comunicação na cintura.

"Eu vi e acho que é por isso que temos que discutir"

Heloísa Helena disse ter chorado ao ver os traficantes, mas afirmou que não chegou a se surpreender porque, segundo ela, "em todo canto do país tem isso". E aproveitou para acusar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de omissão.

- Eu vi e chorei ao ver os meninos olheiros do tráfico. Acho que é por isso que temos que discutir essa questão no debate. Quem tem que explicar isso é o presidente Lula, que foi incapaz de tirar as crianças e os jovens das mãos do narcotráfico. (Traficante armado) tem na periferia de vários estados do país. O dia em que Fernandinho Beira-Mar chegou no meu estado, teve uma queima de fogos.

Perguntada se sentira medo ao ver os bandidos armados, a senadora disse que não.

- Eu já passei por situação pior - disse, sem detalhar o que seria. - Já apanhei no meio da rua. E também do crime organizado dos palácios, dos grandes, dos poderosos. Meu medo não é esse. Tem que perguntar é como se sentem as mães das crianças que estão lá, nas periferias, segurando os seus filhos para não serem arrastados para o narcotráfico - disse, revelando que se emocionou ao ver os traficantes: - Como qualquer mãe de família.

O líder comunitário que organizou a visita de Heloísa Helena ao Complexo da Maré, Nereu Lopes, disse que "o pessoal do tráfico" não tinha nada a ver com o evento. Segundo ele, que integra o Conselho Distrital de Saúde da prefeitura, foi feito um contato prévio com todas as associações de moradores do complexo.

- Não tem perigo algum. As associações foram avisadas que ela visitaria o complexo. A comunidade esperava a visita.

Durante todo o trajeto, mototáxis guiavam os carros da comitiva do PSOL. Ainda segundo o líder comunitário, os mototaxistas não foram contratados e eram voluntários:

- Eles são voluntários e querem apoiar a candidata.

Ao sair do Conjunto Esperança, Heloísa Helena ainda visitou a Vila do João e dos Pinheiros. A comitiva deixou a Maré antes de visitar outras favelas, embora a notícia inicial era de que a carreata seguiria por mais comunidades.

Heloísa Helena também fez carreta na Zona Norte. Em Vila Isabel, ela cruzou com o candidato ao governo do estado Sérgio Cabral (PMDB), para quem jogou beijinhos.

Temer tenta minimizar a presença de traficantes

O candidato do PSOL ao governo do Rio, Milton Temer, tentou minimizar os fatos e negou ter visto os traficantes, mesmo estando ao lado da candidata o tempo inteiro.

- Não sou polícia para ficar vigiando bandido. Entramos na outra rua para visitar uma associação de moradores. Eles (os traficantes) é que ficaram naquela posição, perto. Nunca tinha visto isso, mas o que mais me chocou numa favela, lá na Maré mesmo, foi o dia que vi um policial com a arma apontada para um garoto descalço.

Heloísa disse estar otimista com a possibilidade de disputar o segundo turno, embora esteja estável nas pesquisas.

- Ou as pesquisas são mentirosas ou nosso eleitorado é muito apaixonado e dá impressão de que vou ganhar no segundo turno.

A senadora acusou Lula de saber da origem do dinheiro encontrado com petistas, que serviria para a compra do dossiê contra os tucanos.

- Não vamos atribuir a uma instituição (a PF) o que é de responsabilidade do presidente Lula. O presidente sabe quem sacou (o dinheiro) - disse a candidata, que, à noite, participou de um comício no tradicional Buraco do Lume, no centro da cidade.

COLABOROUMariza Louven

Quem tem que explicar isso é o presidente Lula, que foi incapaz de tirar as crianças e os jovens das mãos do narcotráfico

HELOÍSA HELENA