Título: Alckmin se irrita com ausência de Lula em debate: 'É uma vergonha'
Autor: Cláudia Lamego/Cássio Bruno/Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 29/09/2006, O País, p. 4

Heloísa Helena e Cristovam Buarque passam o dia concentrados no Rio

A desistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de participar do debate de ontem na TV Globo irritou o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Depois de passar o dia no Rio preparando-se para o confronto, ele divulgou nota, no fim da tarde, em que chamou de vergonhosa a decisão do petista.

"É uma vergonha. Mas esta é a realidade. O presidente do Brasil não pode aparecer em programas que visam a esclarecer a opinião pública porque não tem como responder às perguntas", disse a nota, que ainda acusou Lula de não ter como explicar "a seqüência de escândalos que envolvem seu governo, como Waldomiro e os bingos, mensalão, vampiros, sanguessugas, ONGs da companheirada, cartilha de R$11 milhões que ninguém viu, e agora a armação de um dossiê fajuto".

Na praia, tucano tomaágua de coco em caixinha

Acompanhado da mulher, Lu Alckmin, e da filha, Sophia, o tucano chegou ao Rio às 13h e aproveitou para pedir votos na Praia de Copacabana, onde encontrou-se com a aliada Denise Frossard, candidata do PPS ao governo do estado. A dupla parou num quiosque e tomou água de coco em caixinha. Alertado por assessores sobre a gafe, Alckmin pediu dois cocos de verdade antes de posar novamente para fotos.

- Meu sonho é vir ao Rio sem meia - brincou o tucano, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista.

Ao ser beijado pela animada estudante Michele Barbosa, que gritava "O Geraldo é meu amigo" e mandava beijos para os fotógrafos, Alckmin respondeu, cerimonioso:

- Obrigado. Um abraço para a juventude.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, chegou ao Rio na quarta-feira à noite e dormiu na casa do candidato do partido a governador, Milton Temer. A senadora dispensou a assessoria de imprensa e disse que queria isolar-se, mas mudou de idéia e foi à Associação Brasileira de Imprensa, onde concedeu entrevista.

Segundo Temer, Heloísa não quis estudar os temas do debate porque já se sentia preparada. À tarde, ela visitou correligionários, mas não participou de atos de campanha. Ainda de acordo com Temer, a candidata não fez qualquer preparação especial para o confronto na TV.

Cristovam se isola para ler romance de Vargas Llosa

Cristovam Buarque, do PDT, deixou de lado o contato com os eleitores e dedicou o dia à preparação para o debate. Recuperando-se de uma gripe desde a última quinta-feira, o senador chegou ao Rio à tarde, visitou amigos, almoçou com assessores e se concentrou, sozinho, num hotel da Zona Sul.

- Ele não comeu sobremesa. Só tomou cafezinho. O senador gosta de cuidar do físico - disse o assessor de imprensa, José Negreiros. - Conversamos sobre o debate. Ele fez anotações e elaborou um roteiro com perguntas para fazer aos adversários.

Depois da reunião, Cristovam Buarque, que desde anteontem toma antibióticos contra o resfriado, optou por se isolar no hotel para ler o recém-lançado romance "Travessuras de uma menina má", do escritor peruano Mario Vargas Llosa. A obra retrata transformações sociais e políticas na Europa e na América Latina, elogia a Revolução Cubana e narra experiências de vida do autor, que foi candidato à Presidência do Peru em 1990 e se afastou da política.

- Cristovam tentou relaxar e se desligar do debate - resumiu Negreiros.