Título: JANDIRA TEM OITO PONTO A MAIS QUE DORNELLES NO DATAFOLHA
Autor: Mariza Louven/Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 29/09/2006, O País, p. 13

Candidata do PCdoB tem 35% contra 27% de seu principal adversário

Na corrida pelo representante do Rio no Senado, a candidata Jandira Feghali (PCdoB) está na frente. Segundo a pesquisa do Datafolha, ela subiu quatro pontos percentuais, passando de 31% para 35%. O deputado Francisco Dornelles (PP) também subiu, indo de 24% para 27%. A diferença entre os dois é de oito pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em terceiro lugar, Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) passou de 8% para 5%. Alfredo Sirkis (PV) desceu de 4% para 3%. Rosângela Gomes (PRB) cresceu um ponto e agora tem 2%. Votos em branco e nulos somam 8% e os eleitores indecisos são 16%.

Jandira avaliou com otimismo o resultado da pesquisa e disse que os eleitores estão indignados com os panfletos apócrifos, distribuídos em portas de igrejas, que acusam a deputada de defender o aborto. Para ela, o efeito foi contrário.

- Há um sentimento de indignação, as pessoas estão percebendo a covardia que está sendo feita contra mim. Esse crescimento corresponde ao que estou vivendo na rua.

Por meio da assessoria, Dornelles informou que respeita o Datafolha, mas que pesquisas realizadas por sua equipe o apontam como vencedor. O candidato disse que está mobilizando todas as bases e trabalhando 24 horas no interior, na capital e na Baixada para ganhar.

Briga continua em direitos de resposta

A briga pela vaga do Senado continua na televisão, mesmo que o horário da propaganda eleitoral para o primeiro turno das eleições tenha terminado ontem. Graças às concessões de direito de resposta, pelo menos dois candidatos no Rio conquistaram o direito de usar o rádio e a televisão para se dirigirem aos eleitores.

Jandira ganhou quatro inserções, num total de dois minutos na televisão, em representação movida contra uma candidata a deputada federal pelo PP, Maria Luíza Otoni, do mesmo partido de Dornelles.

Em inserções que foram ao ar na noite de anteontem e na manhã de ontem, a candidata do PP acusa o PCdoB de invadir a igreja, e de desrespeitar a liberdade de culto. O direito de resposta foi concedido em cima de inserções desta candidata a deputado federal.

Na resposta que vai ao ar hoje, Jandira aparecerá não só negando as acusações, como afirmando que o PCdoB defende em seu próprio estatuto a liberdade de credo e que foi responsável pelo artigo da Constituição de 1946 que estabeleceu a liberdade de culto na lei.

Além de Jandira, também conseguiu direito de resposta em rádio, o candidato do PMDB ao governo do estado, Sergio Cabral Filho, em representação movida contra o candidato do PT, Vladimir Palmeira. Em seu propaganda em rádio, Vladimir afirma que Cabral é o "sapo que quer virar príncipe". O colegiado do TRE-RJ considerou ofensivo o termo "sapo".

O candidato líder nas pesquisas vai aproveitar a oportunidade para se dirigir mais uma vez ao eleitor sobre seu programa de governo.

Hoje, na última sessão plenária antes da eleição de domingo, os advogados vão tentar novos recursos para seus candidatos aparecem ainda amanhã no rádio e na TV.