Título: MARATONA NO RIO POR VOTOS NA BAIXADA
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 29/09/2006, O País, p. 14

Nos últimos dias, candidatos escolhem região que tem 20% de eleitores

Na reta final, os candidatos ao governo do estado cumprem uma verdadeira maratona em busca de votos. De olho nos indecisos, os quatro melhores colocados nas pesquisas - Sérgio Cabral (PMDB), Denise Frossard (PPS), Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes (PSDB) - fizeram campanha ontem na Baixada Fluminense, que concentra 20% dos 10,8 milhões de votantes do Rio e, entre uma caminhada e outra, chegaram a se esbarrar.

Para não deixar a disputa para o segundo turno, Cabral visitou sete municípios da região durante o dia e ainda pretendia participar de dois comícios à noite, em Cabo Frio e Araruama, no último dia permitido, de acordo com a lei eleitoral.

- Queremos confirmar a vitória no primeiro turno e, ao mesmo, conquistar os indecisos. Vou continuar na rua, pedindo o voto da população. Acredito que a Baixada precisa de um governador que faça realizações importantes na área da educação e transporte. Vamos continuar trabalhando até 30 de setembro, à meia-noite - explicou o candidato, em Duque de Caxias, que justificou a aparência cansada devido às poucas horas de sono.

O município, aliás, virou o grande alvo dos candidatos a dois dias das eleições. Ontem, às 16h30, Cabral e Frossard faziam campanha no calçadão e Crivella estava no Centro, a poucos minutos dali. Durante caminhada-relâmpago, acompanhado do prefeito Washington Reis (PMDB), Cabral cruzou com a adversária Frossard, mas não chegou a cumprimentá-la. Os cabos eleitorais, entretanto, aumentaram o tom.

- Faz parte da democracia. A rua é de todos e não pertence a ninguém - disse o senador, que evitou comentar assuntos mais complicados, como as negociações para o segundo turno, evitando polêmicas.

Já Frossard, que foi criticada no debate pelo tratamento dado aos deficientes, fez campanha com a candidata a deputada estadual, a cadeirante Georgette Vidor. Em caso de segundo turno, a deputada já dá uma dica em relação aos apoios:

- Quem não está nesse modelo de poder (atual governo), venha, que será bem-vindo - disse Frossard.

Já Marcelo Crivella e Eduardo Paes se encontraram em São João de Meriti e, cordialmente, se cumprimentaram e desejaram boa sorte um ao outro. A exemplo do peemedebista, Crivella também gastou muita sola de sapato: depois de percorrer a Zona Oeste (Campo Grande e Vila Kennedy), fez carreata em três municípios da Baixada:

- Vou dormir e acordar nas ruas nesses últimos dois dias - afirmou o senador.

Durante carreata na Avenida Rio Branco, Vladimir Palmeira (PT) disse que, após o debate, muitos eleitores que votavam em Cabral migraram para a sua candidatura. Mais uma vez, o candidato relacionou o senador ao casal Garotinho.

* do Extra