Título: AJUDA DO PROUNI ESTÁ 3 MESES ATRASADA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 29/09/2006, O País, p. 17
MEC diz que vai solucionar o problema dos 1.500 bolsistas até outubro
BRASÍLIA.O atraso no pagamento da ajuda mensal de R$300 que o Ministério da Educação (MEC) dá a cerca de 1.500 bolsistas do programa Universidade para Todos (ProUni) está completando três meses. O MEC informou ontem que pretende solucionar o problema até o fim de outubro, quando as parcelas em atraso também serão pagas.
Têm direito ao auxílio financeiro os estudantes de cursos em tempo integral, como medicina ou odontologia, cuja carga horária dificulta ou mesmo impede que os universitários consigam um emprego. De acordo com o MEC, uma falha operacional no sistema de informática teria causado o problema, bloqueando as parcelas de julho, agosto e setembro.
Criado em 2005, o ProUni oferece mais de 200 mil bolsas integrais ou parciais, no valor de 50% das mensalidades, para estudantes de baixa renda em universidades particulares. Em troca das vagas, as instituições recebem isenções fiscais. O programa foi a principal realização do governo Lula na área de educação e apareceu com freqüência na campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ajuda mensal para os estudantes era uma reivindicação antiga de quem estuda em tempo integral e foi lançada pelo governo no ano passado. O ministério informou que o atraso nos pagamentos não se deve à eventual falta de recursos no Orçamento. A demora em solucionar a falha técnica de informática provocou irritação no gabinete do ministro da Educação, Fernando Haddad, que cobrou uma rápida solução.