Título: POLICIAL CIVIL É AFASTADO E INDICIADO POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA E PORTE DE ARMA
Autor: Vera Araújo
Fonte: O Globo, 29/09/2006, Rio, p. 19

Inspetor foi flagrado recebendo lista de propina paga a PMs por bicheiro

O inspetor de Polícia Civil Dartanhan de Carvalho, flagrado dia 19 ao receber uma lista com anotações de pagamento de propina a PMs ligados ao contraventor Rogério Andrade, foi indiciado pela Polícia Federal. Ele é acusado de formação de quadrilha e porte ilegal de arma.

O envolvimento do policial com o grupo do contraventor foi descoberto quando o inspetor foi à sede da PF, na Praça Mauá. Dartanhan foi pegar o Meriva que estava sendo usado por Rogério Andrade e o PM reformado Roland Hollanda Cavalcanti, no momento em que foram presos, dia 18. Na ocasião, Hollanda entregou ao inspetor uma lista com os nomes de policiais ligados ao contraventor e placas de veículos usados pelo bando.

Após o anúncio de que o inspetor havia sido indiciado pela PF, o chefe de Polícia Civil, delegado Ricardo Hallack, determinou o afastamento do policial, que será submetido a conselho disciplinar na Corregedoria Geral da corporação.

- O inspetor vai ter que explicar o que estava fazendo na Superintendência da Polícia Federal e por que recebeu aquela lista. Por isso, eu determinei imediatamente a instauração do procedimento administrativo, bem como do procedimento criminal, para apurar o envolvimento dele - afirmou Ricardo Hallack.

A investigação da PF sobre o patrimônio de Rogério Andrade confirmou que o contraventor vinha usando o Sítio da Gaúcha, em Araras, Petrópolis, como refúgio. Conforme O GLOBO noticiou ontem, a propriedade com cinco mil metros quadrados foi adquirida recentemente por Rogério, que se identificava como Marcelo, um rico empresário paulista.

A PF confirmou que o sítio - negociado há cinco meses - permanece em nome da antiga proprietária, Evanize da Silveira Gaino. A família, no entanto, não se manifestou sobre o assunto.

Avaliada em R$3 milhões, a propriedade está passando por obras de ampliação da casa principal. No local também estão sendo construídos uma pista de patinação no gelo, um lago artificial, uma academia, com sala de meditação, e um heliponto.