Título: LULA RECICLA OPINIÕES E COMPANHIAS
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 01/10/2006, O País, p. 12

Presidente dizia que Jader, seu aliado no Pará, não poderia nem ser síndico

Os escândalos do mensalão, do valerioduto e do caseiro Francenildo derrubaram os principais colaboradores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem José Dirceu, Antonio Palocci, José Genoino, Luiz Gushiken e Sílvio Pereira,velhos companheiros, o petista cercou-se de novos amigos para tentar a reeleição. E surpreendeu.

O presidente escolheu como aliados antigos desafetos, caso de Jader Barbalho (PMDB-PA), Newton Cardoso (PMDB-MG) e Ney Suassuna (PMDB-PB).

¿ Jader não pode continuar nem como síndico do seu próprio prédio ¿ atacava Lula em agosto de 2001, menos de dois meses antes de Jader, acusado de desvios de recursos da Sudam, renunciar ao mandato e à Presidência do Senado.

No mês passado, Lula foi o centro de um comício em Belém que batizou de ¿aula de sociologia política¿. No palanque, Jader, o mensaleiro Paulo Rocha, a candidata do PT ao governo do Pará, Ana Júlia Carepa, e seu adversário José Priante, sobrinho do ex-senador, também indiciado no caso da Sudam.

¿ O que está acontecendo aqui é uma aula de pós-graduação de sociologia política. O que estamos fazendo, juntando candidatos que vão disputar uma vaga de segundo turno, é uma coisa muito nova ¿ anunciou Lula, horrorizando sociólogos.