Título: HELOÍSA HELENA: ÁCIDA, MAS SEM PERDER A TERNURA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 01/10/2006, O País, p. 20

Apesar da falta de recursos e das pesquisas desanimadoras, candidata do PSOL teve uma das semanas mais agitadas da campanha presidencial

a República recebe o carinho do povo durante a sua carreata, que teve que desviar de traficantes de drogas armados

Asenadora Heloísa Helena deixou de lado o cansaço e a irritação tornados latentes dias atrás e retomou, na última semana de campanha, seu estilo aguerrido, emotivo e de críticas ácidas. Alheia aos resultados das pesquisas eleitorais, que mostram sua queda nas intenções de voto, a candidata do PSOL manteve uma das mais agitadas agendas entre os presidenciáveis nesta reta final. Mesmo com a precariedade financeira de sua campanha, visitou cinco estados. A partir de outubro, e até fevereiro, estará de volta ao Senado para concluir seu mandato parlamentar.

Fôlego renovado na reta final da campanha

No Nordeste, a senadora encerrou a campanha na cidade de Pão de Açúcar, em Alagoas, onde nasceu. Na reta final, também foi a cidades de São Paulo, a Belo Horizonte, ao Rio e a Porto Alegre. Na quinta-feira, participou do debate na TV Globo. Só retornou à Maceió, onde vota, ontem. A própria senadora manteve o ânimo:

¿ Se cada um dos nossos eleitores conseguir dois votos, matematicamente, nós passaremos o Chuchu ( Geraldo Alckmin, do PSDB) e encostamos na majestade barbuda (Lula).

Colega de partido e de agonia ¿ o PSOL é uma das legendas que correm risco de ficar sem tempo de TV e rádio e sem fundo partidário por causa da cláusula de barreira, que exige um desempenho mínimo dos partidos nas eleições ¿ o deputado Chico Alencar (RJ) resume o sentimento e a expectativa desta reta final:

¿ Não estamos nem otimistas nem pessimistas, apenas determinados.

A frase, contou Alencar, foi dita pelo jogador Dadá Maravilha quando indagado sobre o que esperava do jogo de seu time, o Atlético Mineiro, contra o Santos, que tinha Pelé entre seus jogadores. Chico esteve com Heloísa Helena nos eventos no Rio e diz que encontrou uma candidata mais relaxada e até fazendo piada das críticas feitas a ela. Para ele, a recepção sempre calorosa dos cariocas revigora o ânimo da candidata.

¿ No Rio, ela não dá um passo sem que alguém a abrace, beije, cumprimente e dê força. E ela, como todos nós, se alimenta do carinho dos eleitores.

O candidato do PSOL ao governo do Rio, Milton Temer concorda:

¿ Aqui no Rio, o tempo todo é a crônica de um afeto anunciado. Nunca vi em relação ao Lula as pessoas reagirem como reagem quando vêem a Heloísa.

Além da emoção no contato com os eleitores, Heloísa Helena passou por momentos tensos na favela da Maré, no Rio, onde teve que desviar de traficantes de drogas armados. Fiel a seu estilo, ela culpou o principal adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela situação, afirmando que ele foi incapaz de tirar as crianças do tráfico. Perguntada se sentiu mesmo, respondeu:

¿ Tem que perguntar é como se sentem as mães das crianças que estão lá, nas periferias.