Título: CRISTOVAM: DOM QUIXOTE DA EDUCAÇÃO
Autor: Raquel Miura
Fonte: O Globo, 01/10/2006, O País, p. 21

Senador não disfarça a frustração por não ter mobilizado a sociedade

BRASÍLIA. A poucos dias das eleições, uma cena na produtora contratada pelo PDT revelava o estado de espírito da equipe e de Cristovam Buarque. Assessores andavam de um lado para outro, providenciando mais um programa para o horário gratuito, quando um deles contou sobre o clima de perplexidade que imperava na campanha: ninguém conseguia explicar por que Cristovam, que levantou como principal bandeira um tema tão nobre, a educação, não conseguira levantar vôo.

Foi com essa frustração que ele encerrou sua primeira campanha presidencial. Na última semana, já em clima de despedida, ele passou a maior parte do tempo na capital federal, seu reduto político, economizando viagens, diárias e energia. Cristovam fez carreatas em Brasília, e até ensaiou discursos mais duros contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de ¿imperador metalúrgico¿. Embora frustrado, durante todo o tempo o senador tentou demonstrar que tinha feito a sua parte.

¿ Estou feliz porque conquistei votos de quem está preocupado com a Educação. Fui o único a falar em revolução na Educação e vou continuar com levantando essa bandeira ¿ disse Cristovam, que volta para o Senado, com mais quatro anos de mandato.

* Da CBN, especial para o GLOBO