Título: Aeronaves tinham equipamento anticolisão
Autor: Maria Fortuna
Fonte: O Globo, 01/10/2006, O País, p. 36B

Especialista em aviação diz que tráfego aéreo na região é pequeno e que pode ter havido distração de pilotos

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, informou que as investigações sobre as causas do acidente com o Boeing 737-800 da Gol serão muito complexas, e que ainda não é possível indicar se o que houve foi falha técnica ou falha humana. O brigadeiro afirmou que existe, por exemplo, a possibilidade de perda de contato dos pilotos da Gol com a torre de comando, pouco antes da queda do aparelho.

Segundo o brigadeiro, as principais dúvidas que surgem neste momento são: por que os dois aviões estavam no mesmo nível (altura), quando deveria haver uma diferença de pelo menos 300 metros entre os aparelhos? Outra dúvida a ser esclarecida é: como o choque pôde ocorrer se os dois aviões são modernos, de última geração, e dispõem de equipamentos anticolisão? O brigadeiro explicou que esses equipamentos dão um aviso luminoso e sonoro, além de instruções aos pilotos quando há uma situação de risco iminente, como a aproximação de um outro avião.

No entanto, o especialista em aviação Ivan Sant¿Ana, autor de livros sobre o tema, diz que é forte a hipótese de ter havido falha humana no momento da colisão entre as duas aeronaves.

¿ Houve distração grave, uma total falta de atenção de um dos pilotos, dos dois ou do centro de controle, isso é certo ¿ diz Sant¿Ana, que ficou surpreso com o local do choque ¿ Praticamente não há trafego aéreo na região. Ali é a area mais improvável do mundo para haver colisão entre aviões.

Outra hipótese, desta vez levantada pelo presidente nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Claudio Magnavita, é a de defeito de fabricação de uma das aeronaves.

¿ Só o uso é que testa de fato os equipamentos, e as duas aeronaves tinham pouco tempo de funcionamento. Mas não existem casos na aviação comercial em que dois aviões, saídos de fábrica, sejam sinitrados. Porém, essa hipótese não pode ser descartada.

Para Sant¿Ana, o avião da Gol foi atingido de modo mortal, já que não há notícia de que o piloto tenha pedido socorro.

¿ Se fosse em uma das asas, ele teria tempo de solicitar ajuda. É provável que tenha havido um choque com a cabine de comando ou numa área qualquer área que tenha provocado uma ruptura de estrutura. Conseqüentemente, teria havido uma descompressão súbita, que pode ter matado todo mundo a bordo ¿ especulou.

A caixa preta do Legacy que se chocou com o Boeing pode acelerar as investigações das causas do acidente, de acordo com Magnavita.

¿ Está tudo lá: a comunicação com a torre, o comando de voz do piloto e as últimas performances do avião ¿ enumerou Magnavita.

Os especialistas acham remota a possibilidade de haver sobreviventes, pela forma como o avião foi encontrado.

¿ Houve fracionamento do avião. A demora de socorro também afasta a possibilidade de as pessoas terem sobrevivido ¿ disse Magnavita.