Título: CAMPANHA E TRABALHO NO SENADO AO MESMO TEMPO
Autor: Plinio Teodoro
Fonte: O Globo, 30/09/2006, O País, p. 8

Hamilton era empregado do gabinete de Mercadante e ganhava R$4.515 por mês

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Envolvido na compra do suposto dossiê contra o candidato do PSDB a governador de São Paulo, José Serra, o ex-assessor petista Hamilton Lacerda era funcionário contratado pelo gabinete do senador e candidato do PT a governador, Aloizio Mercadante, até a última segunda-feira. Ocupava o cargo de assistente parlamentar 2, cuja sigla é AP-2, e recebia salário bruto de R$4.515 por mês. A exoneração foi publicada no Diário do Senado de terça-feira.

Mercadante alegou que Hamilton trabalhava na campanha apenas à noite, e sem receber dinheiro. O artigo 73 da Lei Eleitoral proíbe servidores públicos do Poder Executivo de participar de atividades de campanha no horário de expediente. Mercadante disse que determinou o afastamento de Hamilton do cargo de assessor parlamentar no Senado no mesmo dia em que ele foi vinculado ao caso do dossiê. Segundo Mercadante, a providência foi tomada logo após o afastamento de Hamilton da campanha. Ele culpou a burocracia do Senado pela demora na publicação do ato.

- Na mesma noite comuniquei o afastamento de Hamilton da minha campanha (dia 20) e encaminhei ofício ao Senado. Às 9h30m da manhã seguinte estava protocolado. Foi publicado depois por burocracia do Senado - disse Mercadante.

Segundo ele, Hamilton seria responsável pelo acompanhamento dos programas de rádio e TV, atividade que exercida à noite, "portanto, totalmente compatível com outras atividades que ele fizesse", segundo Mercadante. Hamilton o acompanhou em vários compromissos de campanha.