Título: Petista: assessor de Lula informou sobre dossiê
Autor: Plinio Teodoro
Fonte: O Globo, 30/09/2006, O País, p. 8

Ex-coordenador da campanha de Mercadante diz na PF que foi chamado a Brasília para conversar sobre material

SÃO PAULO. Hamilton Lacerda, ex-coordenador de comunicação da campanha do petista Aloizio Mercadante, disse ontem à Polícia Federal que foi chamado a Brasília por Jorge Lorenzetti, então chefe do núcleo de inteligência da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ver se era possível divulgar um material de repercussão para a campanha petista em São Paulo.

- Ele (Hamilton) sabia, até então, que havia um material comprometedor, no que concerne ao escândalo dos sanguessugas, e por isso foi chamado - disse o advogado de Hamilton, Alberto Toron.

O ex-assessor de Mercadante negou ter levado ao Hotel Ibis parte do dinheiro que seria usado para a compra do dossiê contra tucanos. Em depoimento de cinco horas na Superintendência da PF em São Paulo ontem, Hamilton disse que foi até lá só para levar um notebook e panfletos de campanha.

- Ele confirmou que era ele quem trazia a pasta e afirmou que dentro dela tinha material do PT e outras coisas de uso pessoal. Ele não manuseou, em qualquer momento, o dinheiro e não falou da origem do dinheiro - disse Toron.

Notebook seria usado para checar autenticidade de DVD

Segundo o advogado, Hamilton precisava deixar o notebook no hotel porque Gedimar Passos receberia um DVD e precisaria conferir a autenticidade do material. Sobre o material que estava em outra mala, Toron disse que eram roupas e que foram deixadas para Gedimar, além de material de campanha do PT e boletos para depósitos bancários, destinados a depósitos por pessoas físicas (para doações de campanha).

Toron disse que seu cliente nunca teve qualquer contato com Freud Godoy, ex-assessor da Presidência. No início da noite, a PF fez buscas na casa de Hamilton Lacerda, em São Caetano do Sul, e apreendeu agendas e documentos.

(*) Do Globo Online

OUTRAS APREENSÕES DE DINHEIRO