Título: Ibope: Mendonça deve enfrentar Campos em PE
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 30/09/2006, O País, p. 23

Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, agora aparece em terceiro em pesquisa e deve ficar fora do segundo turno

RECIFE. A sexta rodada da pesquisa Ibope/TV Globo mostrou ontem que deverá haver segundo turno em Pernambuco. O governador do estado e candidato à reeleição, José Mendonça Filho (PFL), permanece à frente, com 35%, mas agora seu principal adversário é o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos (PSB).

O socialista, que representa a Frente Popular, cresceu mais um ponto e agora está com 27% das intenções de voto. Foi o candidato que mais avançou, desde o início de agosto, quando tinha apenas 14%.

O ex-ministro da Saúde Humberto Costa, que durante boa parte da campanha aparecia sempre em segundo lugar, manteve a tendência observada na última rodada de passar para o terceiro lugar. Foi o candidato que mais perdeu desde a última aferição, divulgada no dia 21 passado, quando ele aparecia com 26% na preferência do eleitorado. O petista, envolvido no escândalo dos vampiros da Saúde, caiu quatro pontos percentuais e agora está a cinco de distância de Eduardo Campos.

Jarbas confirma favoritismo para o Senado

Os números foram divulgados ontem na segunda edição do "NE-TV". O Ibope analisou, também, apenas os votos válidos e o quadro não se altera muito. Mendonça tem 39%, Campos aparece com 30% e Costa com 25%. Os demais candidatos não conseguiram ultrapassar 1% das intenções de voto.

Para o Senado, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) confirmou o seu favoritismo, com 62% das intenções de voto.

Os votos em branco e nulos estariam em 11%. A pesquisa foi realizada entre os dias 27/29 de setembro em 82 municípios, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 19735 19735/2006.