Título: ELEITOR QUE GANHA MAIS MIGRA PARA DEPUTADA
Autor: Elenilce Bottari/Cássio Bruno
Fonte: O Globo, 30/09/2006, O País, p. 24

Crivella conquista eleitores mais pobres

A pesquisa Datafolha sobre a sucessão estadual divulgada anteontem mostra o fortalecimento da candidatura de Denise Frossard (PPS) entre os eleitores que ganham acima de dez salários mínimos: ela cresceu 14 pontos percentuais nessa faixa, em relação à pesquisa divulgada no último dia 19 (passou de 30% para 44%). O desempenho de Sérgio Cabral (PMDB) entre os mesmos eleitores foi na proporção inversa. De acordo com os dados do Datafolha, Cabral perdeu sete pontos percentuais entre os mais ricos (de 31% para 24%).

O debate da TV Globo, na última terça-feira, de acordo com o instituto, não foi decisivo para o resultado da pesquisa - foi visto por 25% dos entrevistados. Na consulta divulgada anteontem, Cabral aparece com 40%, Frossard com 21% e Marcelo Crivella (PRB), com 19%. Cabral registra 45% dos votos válidos, o que significa dizer que se as eleições fossem hoje haveria segundo turno.

Denise cresceu, no total, dois pontos percentuais e está empatada com Crivella, que cresceu quatro pontos percentuais e chegou a 19%. A margem de erro do instituto é de três pontos percentuais. Eduardo Paes (PSDB) manteve os 4% das intenções de voto.

O melhor desempenho de Crivella foi entre os eleitores com nível médio de escolaridade: cresceu sete pontos percentuais e alcançou 21%. Crivella também cresceu entre os eleitores da região metropolitana (de 14% para 19%) e entre os que ganham até dois salários mínimos (de 20% para 24%).

Cabral caiu cinco pontos percentuais na região metropolitana, chegando a 19%. Na faixa entre cinco e dez salários mínimos, o peemedebista caiu oito pontos percentuais (passou de 42% para 34%). Frossard, nesse segmento, cresceu cinco pontos percentuais (de 29% para 34%).

A pesquisa também registrou o alto grau de fidelidade do eleitorado dos três principais candidatos ao governo do estado. Dos eleitores de Sérgio Cabral, 84% declaram estar totalmente decididos em sua escolha. Entre os que escolheram Crivella, o índice é de 83%. Já entre os que optaram por Frossard, o percentual de 82%.