Título: CALHEIROS LIDERA FRENTE ANTI-COLLOR
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 30/09/2006, O País, p. 27

Peemedebista junta-se a tucano para tentar impedir eleição de ex-aliado

MACEIÓ. Ex-integrante da "turma de Alagoas", o grupo que comandou a campanha de Fernando C Collor para a Presidência, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lidera uma frente anti-Collor para tentar derrotar o candidato do PRTB à vaga de Heloísa Helena (PSOL-AL). Renan, ex-líder do governo Collor e primeiro a romper com o grupo, juntou-se ao candidato tucano ao governo de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e está à frente dos últimos eventos de campanha do candidato do PDT ao Senado, Ronaldo Lessa.

Esta semana o ex-presidente, que perdeu para Lessa a disputa pelo governo em 2002, conseguiu uma virada e está liderando as pesquisas para o Senado. Dessa frente, além do PSDB e PMDB, participam o PPS, PC-doB e o PT, cuja candidata ao governo, Lenilda Lima, tem evitado ataques a Lessa. Ontem, Renan e Teotônio encerraram as carreatas no interior para participar de um evento de campanha de Lessa.

- Vamos matar de inveja os que têm inveja da gente, e que nela deverão continuar. Tenho orgulho de vir para a praça pública pedir votos para Ronaldo Lessa - discursou Renan. O trio trata a disputa como a luta do bem contra o mal. Lessa pede aos eleitores que comparem sua vida com a de Collor, que já teve oportunidade até degovernar o pais, mas que decepcionou o Brasil e Alagoas:

- A cadeira da senadora Heloísa Helena não pode ser ocupada por qualquer maloqueiro.