Título: Ibope dá 50% dos votos para Sarney no Amapá
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 30/09/2006, O País, p. 27

Segundo a pesquisa, Cristina Almeida (PSB), adversária do ex-presidente, tem 37% na briga pelo Senado

MACAPÁ. A terceira e última pesquisa do Ibope antes das eleições, divulgada ontem, apontou que José Sarney (PMDB-AP) deverá ser reeleito para seu quinto mandato de senador. O ex-presidente obteve 50% dos votos, contra 37% da servidora pública Cristina Almeida (PSB), sua principal adversária. Os números mostram ainda que o governador Waldez Góes (PDT) deve se reeleger no primeiro turno. Ele obteve 55% dos votos válidos contra 38% do ex-governador João Capiberibe (PSB). A margem de erro da pesquisa é de três pontos.

Em relação à última pesquisa, a diferença entre Sarney e Cristina praticamente dobrou. Eles tinham, respectivamente, 47% e 40% das intenções de voto. A distância, que era de sete pontos percentuais, passou agora para 13. Se forem considerados os votos válidos, o senador tem 54% e sua adversária, 40%.

Cristina vinha em trajetória de crescimento. Mas, na última pesquisa, caiu três pontos, enquanto Sarney, segundo o Ibope, avançou três. A maior diferença entre Sarney e Cristina, registrada na primeira pesquisa do Ibope, foi de 21 pontos: ele tinha 50% e ela, 29%.

Na disputa para governador, Waldez, que tem o apoio de Sarney, tem 55% dos votos válidos (53% do total), contra 38% (36% do total) de Capiberibe. O Ibope ouviu 812 eleitores de nove cidades.

Logo que o resultado foi divulgado, correligionários de Sarney e Waldez saíram às ruas de Macapá festejando.