Título: FUNDO CAMBIAL FOI MELHOR APLICAÇÃO DE SETEMBRO E FGTS-PETROBRAS, A PIOR
Autor: Lino Rodrigues
Fonte: O Globo, 30/09/2006, Economia, p. 40

Preço das 'commodities' e escândalos políticos aumentam cautela

A crise política no Brasil e as fortes oscilações nos preços das commodities no mercado internacional fizeram os fundos cambiais encerrarem setembro como a melhor aplicação do mês, com ganhos de 3,74%. Os investidores aumentaram a procura por dólares, pressionando as cotações.

Por outro lado, a volatilidade nos preços das matérias-primas derrubou as ações da Petrobras e as aplicações na Bolsa. Com isso, o FGTS-Petrobras foi o pior investimento de setembro, com perdas brutas - isto é, sem desconto do Imposto de Renda (IR) - de 12,26%, de acordo com dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) até o dia 25 de setembro. Os fundos FGTS Vale do Rio Doce tiveram perda de 6,03%.

Para Paulo Veiga, sócio da Mercatto Gestão, apesar do movimento recente, a manutenção do crescimento global deve manter a demanda por commodities aquecida, o que pode levar a uma recuperação nos preços das matérias-primas, beneficiando as empresas.

Ontem, os negócios no mercado financeiro brasileiro voltaram a ser marcados por fortes oscilações. Após subir pela manhã, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o último pregão do mês com ligeira queda: 0,10%. Em setembro, subiu 0,59%.

As ações da Eletrobrás subiram 2,27%, a terceira maior alta do Ibovespa. A empresa informou ontem que disputará a concessão para a construção e operação de usinas que estarão no leilão de energia nova marcado para 10 de outubro.

Ontem, o dólar ficou estável em R$2,171, mas encerrou o mês com alta de 1,21%. Já o risco-Brasil caiu 0,43%, para 232 pontos centesimais. No mercado americano, o índice Dow Jones caiu 0,34%, o Nasdaq recuou 0,51% e o S&P 500 fechou em queda de 0,25%.

(*) Do Globo Online