Título: ESPERO QUE O POVO PONHA NA URNA SEU SONHO¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 4

Lula vota em São Bernardo dizendo-se confiante na vitória em 1º turno: `O Brasil tem um destino traçado¿, diz

SÃO BERNARDO DO CAMPO. Depois de votar às 10h em São Bernardo, no ABC paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que estava confiante na vitória ainda no primeiro turno. Lula levou cerca de 40 segundos para votar e, em seguida, deu uma rápida e tumultuada entrevista no local da votação, no Colégio João Firmino. Apesar dos resultados das pesquisas da véspera da eleição, Lula dizia estar confiante na vitória.

¿ Acho que o povo brasileiro tem consciência do que está fazendo hoje (ontem) e tem muita maturidade. Estou confiante que vamos ganhar esta eleição hoje (ontem) ¿ disse.

¿Este é um momento glorioso para nosso país¿

Num rápido pronunciamento, ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e dos candidatos do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, e ao Senado, Eduardo Suplicy, Lula ressaltou a importância da participação popular na eleição para consolidar o processo democrático.

¿ Este é um momento glorioso para nosso país. Primeiro, é um momento muito especial para o Brasil porque a eleição vai consolidar nosso processo democrático. Estamos confiantes de que o Brasil tem um destino traçado. O país tende a continuar crescendo. A vida do povo tende a continuar melhorando. E eu só espero que o povo brasileiro coloque na urna seu desejo, seu sonho e sua força para que a gente possa consolidar as mudanças que o Brasil precisa adotar. Posso desejar ao povo brasileiro toda sorte do mundo, que compareça, que vote, porque o voto vai consolidar definitivamente a nossa democracia ¿ disse Lula.

Votação e entrevista foram tumultuados. Antes da chegada de Lula, fiscais do PSDB e do PSB (oposição ao PT na cidade) provocaram assessores da Presidência e jornalistas. O fiscal tucano tentou entrar no local de votação pela porta de saída e foi impedido pela segurança presidencial. Saiu gritando para os jornalistas:

¿ Bando de lulistas.

Já o fiscal do PSB evocou a legislação eleitoral para reclamar dos crachás da imprensa distribuídos pela campanha de Lula, que continha a estrela do PT. Ele chegou a pedir que os jornalistas virassem os crachás para não influenciarem os eleitores. Foi ignorado.

Quando o presidente deixou a sala onde funciona a seção eleitoral 70, onde votou, eleitores que tentavam deixar o colégio foram barrados pela segurança presidencial e começaram a gritar em protesto. Depois de votar, Lula foi diretamente para o aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Brasília. Anteontem, ele explicou a decisão de acompanhar a apuração no Palácio da Alvorada:

¿ Tenho que trabalhar na segunda-feira. Se ninguém trabalhar o governo não vai para a frente ¿ disse ele.