Título: Disputa é destaque na imprensa mundial
Autor: Maia Menezes
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 14

Sites de publicações dos EUA, América Latina e Europa acompanharam apuração dos votos

Jornais e TVs de todo o mundo deram destaque ontem às eleições brasileiras nas primeiras páginas de seus sites na internet. Atenta à apuração das urnas, a maior parte deles destacava em suas manchetes do final da noite a realização de um segundo turno na disputa presidencial.

O jornal americano ¿The Washington Post¿ destacou a queda do presidente Lula na preferência do eleitorado, dizendo que ¿um segundo turno será muito disputado e nada fácil para o presidente.¿ O site também divulgou foto de zonas eleitorais e elogiou a democracia brasileira e a organização das eleições e da apuração.

O site de notícias da rede de TV britânica BBC destacou a eleição brasileira no alto de página com o título ¿Lula encabeça disputa eleitoral no Brasil¿, mas deixou claro que a disputa presidencial foi mais acirrada do que o previsto.

Os jornais argentinos ¿Clarín¿ e ¿La Nación¿, e o português ¿Diário de Notícias¿ fizeram uma ampla cobertura sobre as eleições, publicando atualizações durante toda a votação e os resultados parciais da apuração. Todos eles salientaram a disputa apertada pelo segundo turno na eleição presidencial.

O espanhol ¿El Pais¿ também dispensou grande atenção às eleições e deu espaços iguais para reproduzir declarações de Lula e Geraldo Alckmin. O jornal publicou ainda uma fotogaleria com imagens de todos os candidatos à presidência e da votação nas principais cidades brasileiras. Os sites dos jornais chineses também destacaram as eleições. Na página do jornal ¿China Daily¿ na internet, Lula mereceu uma série de fotos de sua visita à fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, em a 29 de setembro.

Nem todos os sites de grandes jornais, no entanto, deram destaque às eleições brasileiras. O britânico ¿The Sunday Times¿ e o americano ¿The New York Times¿ não reservaram grande atenção à corrida presidencial brasileira em suas primeiras páginas. A rede de TV americana CNN deu mais importância às eleições municipais na Hungria e parlamentares na Áustria e só no fim da noite incluiu uma chamada sobre o Brasil em sua página na internet.

Colaborou: Gilberto Scofield, de Pequim