Título: MERCADANTE É HOSTILIZADO APÓS VOTAR
Autor: Regina Terraz, Luiz Ka
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 17

Candidato petista ao governo de São Paulo é chamado de `mensaleiro¿

SÃO PAULO. Muito antes do início da apuração, o candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, dava sinais de que não acreditava na chance de chegar ao segundo turno.

¿ Tenho certeza de que eu posso ir para o segundo turno, tenho lutado por isso ¿ disse Mercadante, que ao longo de toda a campanha havia repetido inúmeras vezes a mesma frase, só que usando o ¿vou¿ no lugar do ¿posso¿.

O petista votou em São Paulo às 12h25m, ao lado da mulher, Regina, e dos filhos, Pedro e Mariana. Ele ficou menos de dez minutos no local de votação. Antes, foi a São Bernardo do Campo, onde acompanhou a votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Petista critica direito de resposta dado a Serra na TV

Ao falar sobre o prognóstico para o desempenho de Lula, o petista foi bem mais otimista:

¿ Tenho certeza que o presidente Lula vence a eleição no primeiro turno. Vence porque o governo mudou para melhor a vida do país e do povo.

Na saída da votação, o candidato enfrentou um pequeno tumulto. Militantes petistas bateram boca com um grupo denominado ¿Rir para não chorar¿, que distribuía nariz de palhaço aos eleitores na saída do local. Ao entrar no carro, Mercadante foi hostilizado por um homem que gritava:

¿ Mensaleiro. Olha o dólar na cueca.

O candidato seguiu, então, para a Favela do Heliópolis, a maior da capital. Lá, ele, a mulher e o filho Pedro comeram sanduíches de picanha com queijo. Mais uma vez, o petista falou com jornalistas e deixou transparecer a expectativa de resultado negativo.

¿ Agora, o que vale é a decisão do povo. Estou aguardando e espero poder estar no segundo turno ¿ disse.

Mercadante criticou o direito de resposta dado à coligação do tucano José Serra, exibido na TV na noite de sábado:

¿ Tivemos muitos episódios difíceis na campanha. A Justiça Eleitoral deu direito de resposta ao Serra, que era referente à invasão feita pelo candidato a governador do PMDB, Orestes Quércia, no horário destinado aos deputados federais. Ele (José Serra) apresentou um texto sem dizer a quem se referia o direito de resposta ¿ disse.

Às 22h, Mercadante fez um pronunciamento reconhecendo a vitória de Serra:

¿ Quero parabenizar Serra, o novo governador de São Paulo. Agradeço ao Suplicy, à Marta e especialmente ao Lula pelo resultado que obtive.

Ele reconheceu que o episódio do dossiê por petistas prejudicou seu desempenho.

¿ Minha campanha não evoluiu como planejado. O envolvimento de alguns petistas no episódio do dossiê prejudicou de forma decisiva minha campanha. Se não tivesse esse episódio, eu estaria me preparando para o segundo turno.