Título: SERRA É ELEITO EM SP: `POVO DISSE NÃO ÀS TRAMÓIAS¿
Autor: Regina Terraz, Luiz Ka
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 17

Candidato tucano liderou a disputa desde o início e é o primeiro governador paulista a vencer em primeiro turno

SÃO PAULO. O candidato tucano, José Serra, confirmou o favoritismo e elegeu-se ontem governador de São Paulo, já no primeiro turno. Até as 0h31m, com 99,88% dos votos apurados, Serra liderava a disputa com 57,93% dos votos válidos, contra 31,68% do petista Aloízio Mercadante. Com apenas 4,57% dos votos, o ex-governador Orestes Quércia sofreu nova grande derrota. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) estava com 2,49% e Carlos Apolinário (PDT) com 2,02% dos votos.

É a primeira vez que não há segundo turno nas eleições para o governo paulista. Com a vitória de Serra, o PSDB assegura o poder em São Paulo por 16 anos consecutivos.

À mei-noite, Serra falou como governador eleito, na festa organizada pelo PSDB no clube Estação São Paulo para comemorar a vitória e a passagem de Geraldo Alckmin para o segundo turno da disputa presidencial. Serra agradeceu aos partidos de sua coligação e ao povo de São Paulo:

¿ O nosso povo nesta eleição disse sim aos que, como nós respeitamos a democracia, a pluralidade e a legalidade. O povo disse sim à campanha limpa. Disse sim à nossa biografia, como partido e minha como candidato, na aliança com o PFL e numa ampla coligação que incluiu o PTB e PPS. Disse sim às nossas propostas e disse não às tramóias. Vamos fazer em São Paulo um governo popular, para os que são mais necessitados. Um governo voltado ao desenvolvimento social e econômico do Brasil. E isso significa mais empregos ¿ afirmou Serra.

Pedido de apoio para Alckmin

Ele pediu ao eleitor paulista que ajudasse agora a dar a vitória a Alckmin:

¿ Agora a militância de São Paulo vai ter muito trabalho para ajudar a eleger Alckmin.

E alfinetou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

¿ Foi um erro que Lula cometeu ao dizer que iria ganhar no primeiro turno. É um erro que se repete e quem canta vitória antes sempre perde.

Disse também que ele e Aécio Neves, reeleito em Minas, vão entrar para valer na campanha de Alckmin:

Já de manhã, ao votar, Serra mirou a corrida presidencial e disse que melhor seria que Alckmin fosse ao segundo turno. Mas não falou muito:

¿ Hoje é o dia do povo falar, hoje não falam os candidatos. Hoje fala o povo através das urnas ¿ disse Serra, que seria candidato à Presidência, mas cedeu diante da insistência de Alckmin em disputar. Serra se licenciou da Prefeitura, então, para disputar o governo.

Distantes durante a campanha, Serra e Alckmin fizeram questão de demonstrar união ontem. Alckmin votou cedo e foi até a casa de Serra, na Zona Oeste, para acompanhá-lo no voto.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acompanhou Serra até o Colégio Santa Cruz, onde o tucano votou. Serra, Alckmin e Fernando Henrique, além do vice de Serra, Alberto Goldman, entre outros tucanos, saíram em comitiva numa van às 11h30m.

A chegada de Serra ao local de votação foi tumultuada, por causa da grande quantidade de jornalistas e do despreparo dos seguranças do PSDB. Uma senhora foi derrubada no chão.

Dossiê minou chance de petista

Serra liderou a disputa de ponta a ponta, embora na reta final Mercadante tenha esboçado uma reação. A prisão de dois petistas em São Paulo, no último dia 15, em posse de R$1,7 milhão, em dinheiro vivo, que seria usado para comprar um dossiê contra Serra, interrompeu essa trajetória. A situação piorou com a constatação, pela Polícia Federal, de que seu coordenador de comunicação, Hamilton Lacerda, estava envolvido na compra do dossiê.

¿ Esse história do dossiê está sendo um pesadelo para mim ¿ disse Mercadante, na véspera da eleição.

O efeito do dossiê foi mais prejudicial para o PT do que para Serra. O dossiê obtido com o empresário Luiz Antonio Vedoin, dono da Planam, dizia que Serra ajudou a máfia das ambulâncias no tempo em que foi ministro da Saúde.

¿ Foi um tiro no pé do PT ¿ disse Serra, ao comentar a tentativa de envolvê-lo.

Serra foi eleito prefeito em 2004 contra a petista Marta Suplicy e agora derrota o PT novamente, credenciando-se para a disputa em 2010.

* Do Diário de S. Paulo