Título: NO PARANÁ, REQUIÃO E OSMAR DIAS BUSCAM ALIANÇAS PARA SEGUNDO TURNO
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 18

Os candidatos do PMDB e do PDT reavaliam as suas estratégias

CURITIBA. Os candidatos ao governo do Paraná Roberto Requião (PMDB), que teve 42,81% dos votos válidos, e Osmar Dias (PDT), que alcançou 38,60%, passaram o dia de ontem em articulações na busca de apoio para a reta final da campanha. Concorrendo à reeleição, Requião procura aumentar ainda mais a aproximação com o PT. Hoje, em entrevista coletiva, vai anunciar as novas estratégias para a disputa.

Requião declarou seu voto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002 e, este ano, apoiou a candidata petista Gleisi Hoffmann, que perdeu a corrida para o Senado para Alvaro Dias. Com isso, deixou um aviso claro ao PT de que agora espera a retribuição em forma de apoio.

Já o candidato do PDT passou o dia em negociação. Osmar Dias conta com o apoio do PFL, assegurado desde o primeiro turno e emperrado em função da candidatura de Cristovam Buarque e da política de verticalização. Dias acredita que todos os candidatos que tinham como proposta ¿mudança¿ vão se alinhar com a sua candidatura:

¿ A nossa candidatura interpreta a mudança e, em 20 anos, tivemos dois governadores, estando mais para ditadura do que para o Estado democrático.

Dias tenta aliança com PPS e PV

O candidato também conversou duas vezes por telefone com Rubens Bueno (PPS), que está consultando os colegas de partido e o presidente nacional, Roberto Freire, para declarar seu apoio.

Assim como o PPS, Dias também conversou com o PV e tenta aproximação com Flávio Arns (PT), que ficou em terceiro lugar nas urnas no Estado, com 9,35% dos votos. Arns, no entanto, prefere se manter neutro para não sofrer retaliações do partido por ter mais quatro anos de mandato como senador.

O candidato admitiu que o apoio do prefeito Beto Richa (PSDB), principal articulador do tucano Geraldo Alckmin no Paraná, também seria fundamental para sua candidatura.

Com dez minutos no programa eleitoral gratuito, Dias disse que vai mostrar seus planos de governo e apontar as falhas de Requião.

¿ O povo votou para mudar, o que significa que não há satisfação em relação ao atual governo ¿ atacou.

O pedetista também acusou o governador de mentir sobre obras construídas na área da saúde.

¿ Na área da saúde, hospitais municipais e regionais estão fechando e ele (Requião) divulgou que construiu 24 hospitais, enquanto fez três, sendo que o restante são projetos ou estão em licitação, não são obras feitas.