Título: PMDB E PP FAZEM 2º TURNO EM SC
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 18

Luiz Henrique, com 48,9%, e Espiridião Amin, com 32,7%, farão nova disputa

FLORIANÓPOLIS. A eleição para o governo de Santa Catarina será decidida no segundo turno. Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que se desincompatibilizou do governo para disputar a reeleição, obteve 48,9% dos votos válidos. Seu principal adversário, Esperidião Amin (PP), chegou a 32,77%. Já o petista José Fritsch aparecia em terceiro lugar, com 14,3% dos votos válidos.

A situação é inversa ao que ocorreu em 2002, quando Amin tentava a reeleição e foi derrotado por Luiz Henrique.

Ao votar de manhã em Florianópolis, Amin dizia estar confiante por causa do resultado apontado pelas pesquisas de intenção de voto:

¿ O cidadão ganha com o segundo turno. É bom para o povo catarinense, que precisa de respostas de competência e não de aparência ¿ afirmou Amin.

Amin foi irônico ao comentar a entrevista coletiva do governador Luiz Henrique, realizada na última sexta-feira, quando este afirmou que venceria no primeiro turno, com um milhão de votos a mais que o adversário:

¿ Ele já ganhou a eleição, então votem em mim.

Luiz Henrique também votou de manhã, em Joinville, maior colégio eleitoral do estado e manteve o discurso confiante dos dias anteriores.

¿ Não cogito o segundo turno ¿ afirmou com veemência o candidato da coligação Todos por Toda Santa Catarina, que também reúne o PSDB e o PFL: ¿ Espero uma vitória retumbante. Trabalhei muito por isso e o povo catarinense é testemunha.

O processo eleitoral em Santa Catarina foi tranqüilo e pela primeira vez não houve necessidade de se recorrer ao expediente do voto em cédula em nenhuma das 13.948 seções eleitorais.

(*) Especial para O GLOBO