Título: GAROTINHO: `ME AGUARDEM DAQUI A QUATRO ANOS¿
Autor: Marcos Penido e Rogério Daflon
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 21

Ex-governador vota em Heloísa e diz que para derrotar Lula está disposto ao diálogo com Alckmin

CAMPOS. Ao votar ontem de manhã em Campos, Norte Fluminense, o ex-governador Anthony Garotinho declarou voto na senadora Heloísa Helena e acenou com a possibilidade de apoiar ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, no segundo turno. Segundo Garotinho, isso será possível se o tucano assumir compromissos, entre eles ¿a garantia de que a política neoliberal de Fernando Henrique não norteará sua gestão¿.

¿ Eu cheguei a conversar recentemente com Alckmin sobre isso. Foi uma conversa inconclusiva. Não me recusarei a voltar a conversar. Não é a aliança dos meus sonhos, tanto que estou votando na senadora Heloísa Helena, mas contra Lula estou disposto ao diálogo ¿ disse.

O ex-governador estava acompanhado dos filhos mais velhos, Clarissa e Wladimir, que usavam camisas pretas com a inscrição ¿Fora Lula!¿. Clarissa seguiu o pai, votando em Heloísa. Wladimir disse que votou em Cristovam Buarque (PDT).

Perguntado como se sentia fora das eleições, Garotinho afirmou que, se tivesse concorrido, iria para o segundo turno com Lula ¿e seria eleito¿. Disse que o PMDB está arrependido de não ter lançado sua candidatura:

¿ Hoje mesmo vários candidatos a governador do partido me telefonaram, lamentando. Mas estou com 46 anos. Me aguardem daqui a quatro. Meu projeto político é a Presidência, e nestes próximos quatro anos vou me dividir entre a política e a profissão de comunicador.

Garotinho e os filhos acompanharam o voto da governadora Rosinha Garotinho na Faculdade de Direito, no Centro. Rosinha não disse em quem votou:

¿ Meu voto é secreto.

Acrescentou que, ao encerrar o mandato, voltará para Campos, mas que isso não significaria fechar a porta à política:

¿ Não vou falar do futuro.

O candidato a deputado federal pelo PMDB Geraldo Pudim, apoiado por Garotinho, foi modesto ao prever sua votação:

¿ Devo ter cerca de 120 mil votos ¿ disse, enquanto seu grupo espera o dobro.

Garotinho, que retornou ao Rio no fim da manhã com Rosinha, explicou o apoio a Pudim:

¿ Além do aspecto da política local em Campos, uma votação expressiva em Pudim vai proporcionar ao PMDB fazer mais deputados. A previsão era fazer sete ou oito. Com Pudim recebendo a votação que esperamos, faremos entre nove a 11 federais, uma boa bancada.