Título: DERROTADO, CRIVELLA EVITA DIZER QUEM VAI APOIAR
Autor: Marcos Penido e Rogério Daflon
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 21

Candidato do PRB volta atrás e, depois de prometer apoio a Frossard, diz que consultará Lula e José Alencar

Depois de prometer apoio a Denise Frossard (PPS) num segundo turno contra Sérgio Cabral (PMDB), o candidato derrotado do PRB ao governo do estado, Marcelo Crivella, voltou atrás ontem e disse que consultará líderes do partido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente José Alencar antes de anunciar a decisão, nos próximos dias. O bispo licenciado da Igreja Universal alegou estar ¿em choque¿ com o resultado para não declarar apoio a um dos candidatos.

¿ Estou em choque, tão triste, tão abalado... tinha tanta certeza de que iria para o segundo turno que no momento não saberia responder ¿ disse o senador à noite, na portaria de seu prédio na Barra da Tijuca, para admitir a derrota.

Crivella culpou o pouco tempo de propaganda eleitoral na TV ¿ teve apenas 36 segundos ¿ pelo terceiro lugar na disputa estadual:

¿ Ficou difícil mostrar nossas propostas. Mas tivemos papel importante para levar a eleição para o segundo turno.

Senador poupa Cabral e faz críticas a Frossard

Apesar de não declarar o voto, Crivella deu pistas de que uma eventual aproximação com Frossard vai custar muito esforço à deputada e ao prefeito Cesar Maia (PFL), que a apóia. Após a divulgação do resultado, o senador poupou Cabral e voltou a criticar a candidata do PPS pelo parecer em que ela justificou o preconceito contra deficientes físicos.

¿ Ela precisa rever sua posição. Dizer que se expressou mal não é suficiente. Tem que refazer o parecer ¿ disse Crivella, antes de criticar Frossard por ter dito que ¿meia dúzia de moleques põem o estado de joelhos¿. ¿ É uma visão muito elitista e muito simplista (da violência).

Crivella votou em Copacabana às 9h43m, acompanhado pelo neto Daniel, de 3 anos, pela filha Deborah e pela mulher, Sylvia Jane. Bem-humorado, disse que, embora tenha sido criado na Gávea, sabia que Frossard teria uma votação muito maior na Zona Sul.

¿ Cristo teve os maiores problemas em Jerusalém. Eu, que nasci no Leblon, também tenho resistência na capital. Mas não estou me comparando a Cristo. O máximo a que posso ser comparado neste caso é ao jegue que levou Jesus quando ele nasceu ¿ disse Crivella, sem conter o riso.

Depois de votar, o senador fez um périplo em busca de votos em favelas da Zona Norte do Rio. No Morro da Mangueira, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral detiveram 11 passageiros de uma van que acompanhava o candidato. Eles suspeitavam que a van estivesse sendo usada para transportar eleitores, mas todos foram liberados após prestar depoimento na 17 ª DP (São Cristóvão). Crivella visitou ainda a Favela Nelson Mandela, em Manguinhos, e a Favela da Grota, no Complexo do Alemão, em Ramos.