Título: SARNEY É REELEITO SENADOR NO AMAPÁ
Autor: Raimundo Garrone
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 24

Ex-presidente fez corpo-a-corpo e longos discursos pela primeira vez

MACAPÁ. O ex-presidente José Sarney foi reeleito ontem para o seu quinto mandato de senador, o terceiro seguido pelo PMDB do Amapá, para onde transferiu seu domicílio eleitoral quando deixou a Presidência, no fim da década de 80. Com 90% dos votos apurados, Sarney tinha 54% dos votos válidos, 11 pontos à frente da principal concorrente. Waldez Góes (PDT), aliado político de Sarney, também foi reeleito governador. Ele venceu no primeiro turno, com 53,9% dos votos válidos, contra 37,4% de João Capiberibe (PSB).

Candidatura de Cristina Almeida ameaçou Sarney

Sarney, no entanto, teve que suar a camisa para obter a vitória. Ele passou as últimas semanas ameaçado pela funcionária pública Cristina Almeida (PSB), o que o obrigou, pela primeira vez, a fazer corpo-a-corpo no estado, discursos de meia hora e até dançar no programa eleitoral. Durante a campanha, a candidatura de Cristina cresceu com o discurso de que Sarney só usa o Amapá para se eleger, sem sequer freqüentar o estado. A estrutura da campanha de Sarney também era mais rica. Enquanto ele fazia comícios em enormes palanques montados, a coligação de Cristina e Capiberibe (PSB) usava um caminhão.

¿ Fiz o homem (Sarney) descer do pedestal e olhar na cara do povo do Amapá, que ele nunca tinha visto antes. Sinto-me uma vitoriosa de qualquer maneira ¿ disse Cristina.

Sarney comentou ontem o desempenho de sua adversária, logo depois de ter votado na Escola Integrada de Macapá.

¿ Não tenho mágoa de ninguém. Toda eleição tem essa disputa. É o normal da democracia ¿ disse Sarney.

O senador teve o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sarney leu trechos de uma carta de Lula no comício e enviou um ministro ao Amapá para anunciar obras do governo federal. O jornal de campanha de Sarney era recheado de fotos suas ao lado de Lula.

O único problema enfrentado ontem por Sarney ocorreu no momento da votação. Por ser candidato, ele tem direito a furar a fila de eleitores, mas, mesmo assim, foi vaiado por um pequeno grupo.

Trinta eleitores foram detidos comprando votos

Novata em política, Cristina ganhou visibilidade no cenário político do Amapá. Seu nome já aparece como provável candidata à prefeitura de Macapá, em 2008. Ela é funcionária concursada da Assembléia Legislativa do Amapá.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram detidas 30 pessoas flagradas comprando votos. Entre eles, havia um grupo de 15 mototaxistas, que transportavam eleitores de graça e davam dinheiro para que seus votos fossem para os candidatos que apoiavam.

Durante o dia, circulou a informação de que, após votar pela manhã, Sarney teria viajado num jatinho particular para o Maranhão, onde apoiaria a filha, Roseana Sarney, candidata ao governo do estado. Mas até a noite não havia confirmação da informação.