Título: VIRADA EM GOIÁS LEVA PP/PSDB AO 2º TURNO
Autor: Raimundo Garrone
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 24

Alcides Rodrigues teve 48,22% dos votos e Maguito Vilela (PMDB), favorito nas pesquisas, 41,17%

GOIÂNIA. Reviravolta nas eleições em Goiás. A eleição foi para o segundo turno com a virada do candidato da coligação PP/PSDB, Alcides Rodrigues, sobre o candidato do PMDB, senador Maguito Vilela. Com 99,23% dos votos apurados, Rodrigues obteve 48,22% dos votos válidos contra 41,17% de Vilela. A última pesquisa Ibope, divulgada, no sábado, indicava o candidato do PMDB à frente com 48% e seu adversário com 42%.

Rodrigues substituiu o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), em abril, quando ele deixou o cargo para disputar o Senado. A diferença entre Rodrigues e Maguito começou a cair no início de setembro.

¿Vamos continuar na mesma direção propositiva e buscar apoio dos que ficaram fora da disputa para o segundo turno ¿ disse Rodrigues.

Surpreso com a virada do adversário, Maguito evitou falar com a imprensa antes do fim da apuração. O coordenador da campanha do PMDB em Goiás, Euler de Morais, afirmou que o primeiro passo será avaliar os erros.

¿ Vamos buscar nova estratégia e ampliar a coligação, além de intensificar a campanha nas principais regiões eleitorais do estado ¿ afirmou.

Um trunfo peemedebista, segundo Euler Morais, será o apoio formal do presidente Lula no segundo turno.

Para o Senado, Marconi Perillo foi eleito com 75,84% dos votos numa das maiores votações proporcionais do país.

Dois candidatos a deputado estadual foram detidos tentando comprar votos no interior.

(*) Especial para O GLOBO