Título: ARRUDA VENCE NO DF, MAS COM PEQUENA VANTAGEM
Autor: Raimundo Garrone
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 24

Com 50,4%, ex-senador pefelista evitou o 2º turno com governadora Maria Abadia (PMDB)

BRASÍLIA. O deputado José Roberto Arruda (PFL) confirmou o favoritismo e foi eleito ontem governador do Distrito Federal, apesar de não ter obtido o percentual de votos apontado nas pesquisas, que indicavam vitória folgada em primeiro turno. Com 99,45% das urnas apuradas, Arruda obteve 50,4% dos votos válidos. A atual governadora, Maria de Lurdes Abadia (PMDB), ficou em segundo lugar, com 23,81%, seguida Arlete Sampaio (PT), com 20,7%.

Arruda já foi senador e líder do governo Fernando Henrique no Senado. Em 2001, num discurso inflamado, subiu à tribuna e, jurando pelos filhos, disse que não violou o painel do Senado. Dias depois voltou atrás e renunciou ao mandato para escapar da cassação. Desde então vem percorrendo o Distrito Federal pedindo desculpas aos eleitores e admitindo a culpa.

Em 2002 foi eleito o deputado federal com a maior votação proporcional do país. Para ocupar o Palácio do Buriti, sede do governo, o pefelista fez uma campanha marcada por promessas, como a retirada dos pardais de trânsito, a regularização de todos os condomínios irregulares e a entrega gratuita, em casa, de medicamentos de uso contínuo para a população de baixa renda. Arruda se comprometeu a não disputar a reeleição, em benefício do vice, o senador Paulo Otávio.

Arruda também se valeu da popularidade do ex-governador Joaquim Roriz (PMDB), apoiando o candidato ao Senado ¿ eleito ontem ¿, apesar de seu partido, o PFL, ter candidato ao cargo.

(*) Da CBN, especial para O GLOBO