Título: LUTA CONTRA CORRUPÇÃO E PELA REFORMA POLÍTICA
Autor: Paulo Marqueiro
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 30

O jornalista e escritor mineiro Fernando Gabeira (PV), de 65 anos, foi um dos deputados que mais se destacaram na atual legislatura. Eleito pelo PT em 2002, rompeu com o partido antes de vir à tona o escândalo do mensalão. Na época, acusou o governo petista de cometer uma série de equívocos na área ambiental. Em seu terceiro mandato na Câmara, ocupou a tribuna para pedir a renúncia de Severino Cavalcanti à presidência da Casa e ao mandato de deputado. Foi um dos autores do pedido de uma CPI para investigar deputados envolvidos no escândalo dos sanguessugas.

Gabeira começou a trabalhar como jornalista em 1964. Durante a ditadura militar, entrou para a luta armada e participou do seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick. Foi baleado, preso, e, mais tarde, exilado. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil. É autor do livro ¿O que é isso companheiro?¿, que inspirou um filme homônimo. Em 1985, liderou um movimento que resultou na criação do Partido Verde (PV), legenda para a qual retornou depois do rompimento com o PT.

¿ Vou trabalhar em quatro linhas: na luta contra a corrupção e pela reforma política; na questão ambiental, contribuindo para que tenhamos um licenciamento ambiental rápido, eficaz e que atenda a todos. Além disso, lutarei pela inclusão digital, que é uma contribuição para a educação, e participarei do debate sobre segurança ¿ afirma Gabeira, que, desde o início da apuração, permaneceu em primeiro lugar, como já indicavam as pesquisas de opinião.