Título: NO RIO, GABEIRA É O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO
Autor: Paulo Marqueiro
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 30

Geraldo Pudim (PMDB), aliado de Garotinho, surpreende e consegue a segunda melhor votação para a Câmara

Fernando Gabeira (PV) é o campeão de votos do Estado do Rio para a Câmara dos Deputados. Com 60,77% dos votos apurados, o parlamentar, que está sendo eleito para o seu quarto mandato, tinha 198.067 votos, quase 32 mil à frente do segundo colocado. Gabeira assumiu a liderança desde o início da apuração.

Dos cinco candidatos mais bem votados para a Câmara dos Deputados, a maior surpresa é Geraldo Pudim (PMDB), aliado do ex-governador Anthony Garotinho derrotado na corrida para a prefeitura de Campos no início do ano. Pudim tem a segunda melhor votação. O PMDB fluminense espera fazer de oito a dez deputados federais, podendo ter a maior bancada entre os 46 parlamentares do Rio em Brasília.

Rodrigo Maia, filho do prefeito Cesar Maia e presidente regional do PFL, também é um dos campeões de voto. Ele vai para o terceiro mandato como deputado federal. Um dos líderes da oposição ao governo Lula, afirma que vai lutar pela independência da Câmara:

¿ O presidente Lula tentou criar uma relação de dependência, corrompendo alguns parlametares. É fundamental que a Casa tenha liberdade suficiente para fiscalizar o governo.

Também com boa votação aparece Leonardo Picciani, o segundo mais votado do PMDB. Filho do presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Leonardo, de 26 anos, vai para o seu segundo mandato. Na próxima legislatura ele promete dar ênfase à inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

¿ Faltam oportunidades para esses jovens. O país precisa dar ênfase à educação para distribuir oportunidades.

No PSDB, o melhor desempenho coube à deputada estadual Andréia Zito, de 32 anos, filha do ex-prefeito de Caxias José Camilo Zito. Ela diz que será a primeira mulher de Caxias na Câmara dos Deputados. As suas principais bandeiras estão ligadas à área de educação, sempre tendo a Baixada como foco.

¿ Quero levar para a Baixada escolas técnicas e uma faculdade pública federal.

No PT, o vereador Édson Santos é o candidato com a melhor votação, superando estrelas como Antônio Carlos Biscaia e Jorge Bittar.