Título: PILOTOS AMERICANOS DIZEM À POLÍCIA QUE VÔO FOI ABSOLUTAMENTE NORMAL
Autor: Erica Ribeiro, Maria Fortuna e Luciana Anselmo
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 32

Investigadores apuram se tripulantes descumpriram plano de vôo sem autorização

CUIABÁ. Depois de ouvir os depoimentos dos sete tripulantes e passageiros do jato executivo Legacy, os delegados da Polícia Civil que investigam as causas do acidente informaram que, caso encontrem indícios de que o piloto Joe Libore e o co-piloto Jan Palldino descumpriram o plano de vôo ou mudaram a altura em que o avião voava sem autorização, podem ser responsabilizados por homicídio culposo. O depoimento dos dois e dos outros cinco passageiros do Legacy, que começou às 21h de sábado, varou a madrugada.

A polícia não tem indícios de que a tripulação tenha descumprido o plano de vôo, mas pretende comparar as declarações dadas com as perícias sobre o acidente que estão sendo feitas pela Aeronáutica no avião e na caixa preta do Legacy. Segundo o diretor da Polícia Civil, Romel Luiz dos Santos, ainda não existem indícios que apontem para a responsabilidade dos dois, mas que terão de ser apurados se houve imperícia, imprudência ou negligência dos americanos, pré-requisitos para a caracterização do crime de homicídio culposo (sem intenção). Para os delegados, como o acidente que pode ter provocado a morte das 155 pessoas que estavam no avião da Gol ocorreu no território do Mato Grosso, os pilotos, mesmo sendo americanos, estão submetidos à legislação brasileira.

¿ Eles podem ser responsabilizados se ficar comprovado que houve imperícia ¿ disse o delegado Anderson Garcia, que ouviu Libore e Palldino.

Além do piloto e do co-piloto, foram tomados depoimentos dos donos da Excel Air Service (empresa que havia comprado o jato e que tem sede em Nova York), Ralph Michielli e David Rimmer, dos dois funcionários da Embraer que estavam no vôo, Henry Yendle e Daniel Bachmann, e de Joe Sharkey, jornalista do "New York Times", que estava escrevendo uma reportagem sobre aviação. Daniel é o único brasileiro do grupo.

Os americanos pousaram em Cuiabá num jato cedido pela Embraer, vindos da Base Aérea da Serra do Cachimbo, onde fizeram o pouso forçado após o acidente. Esperaram dentro do avião pela chegada do vice-cônsul americano Mark Pannel e do advogado da Embraer Antônio Carlos Gonçalves, que partiram de Brasília num outro jato da companhia. Depois do depoimento, o grupo seguiu direto da Delegacia de Investigações Especiais para o aeroporto de Cuiabá, de onde seguiriam para São José dos Campos (SP), onde prestariam novos esclarecimentos à Aeronáutica.

No depoimento, Libore e Palldino informaram à polícia que não havia nada de anormal no vôo, que estavam na altitude e na rota previstas e que não perceberam a presença de outra aeronave. Disseram ter sentido só um impacto:

¿ Segundo eles, teria sido um impacto leve. Eles sentiram o choque e o piloto automático desacoplou. Então, foram obrigados a tomar o controle da aeronave manualmente. E, pelo fato de terem perdido o winglet do lado esquerdo da aeronave, ela pendeu um pouco para este lado e, para deixar nivelado, ele teve só que segurar o manche um pouquinho virado para para a esquerda. Aí tiveram de procurar uma pista para pousar ¿ contou o delegado.

O avião voava a 800km/h, a 37 mil pés. Segundo a polícia, os pilotos americanos disseram que não mudaram de altitude, não alteraram sua rota ou o plano de vôo apresentado ao aeroporto de São José dos Campos. Na versão apresentada pelos americanos, eles só perguntaram se havia um avião desaparecido ao pousar na base aérea da Serra do Cachimbo, meia hora depois do incidente.

Todos contaram que, após o impacto, sem saber do que se tratava, foram olhar nas janelas e viram que o avião havia tido pequenas avarias na ponta da asa esquerda e no estabilizador sobre a calda. Os pilotos informaram que o avião tinha dispositivo anticolisão, mas que o equipamento não disparou.

¿ Houve o tremor e o impacto a 37 mil pés. Nessa altitude, não tem passarinho. Eles deduziram que poderia ter sido uma outra aeronave, mas que não teria tido danos grandes, como ocorreu com a deles ¿ disse Garcia.